Milho 2ª safra e trigo têm bom desempenho, diz Conab

Monitoramento aponta potencial produtivo elevado e avanço da colheita nas principais regiões do Brasil

04.08.2025 | 08:49 (UTC -3)
Conab, edição Revista Cultivar


O milho segunda safra e o trigo apresentam condições favoráveis de desenvolvimento nas principais regiões produtoras do Brasil, segundo o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA) divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última semana. Os dados de julho mostram índices da safra atual acima dos registrados em anos anteriores.

De acordo com o levantamento, as chuvas mais intensas no mês se concentraram no extremo norte da região Norte e no leste da região Nordeste, beneficiando a soja em Roraima e os cultivos de terceira safra no território formado por Sergipe, Alagoas e Bahia (Sealba). No Sul, apesar da irregularidade das precipitações, a umidade no solo foi suficiente para a maior parte das lavouras de inverno. Já em Mato Grosso do Sul (sudoeste) e no centro de São Paulo, houve restrição hídrica que afetou o trigo em fases reprodutivas.

A colheita do milho segunda safra já está adiantada em alguns estados, avançando conforme os grãos atingem a umidade ideal. No Sealba, o milho terceira safra está, em sua maioria, em fase reprodutiva e com bom potencial produtivo. Quanto ao trigo, a semeadura está praticamente concluída, restando apenas áreas de plantio tardio. Geadas foram registradas, mas as temperaturas mais baixas favoreceram o desenvolvimento das lavouras no Sul, onde a maior parte está em estágio vegetativo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025