Microgeo seleciona semifinalista da região Cerrado-Leste e Matopiba no Desafio Microbioma

Os consultores Pedro Iora, da Plantar Consultoria, e Renato Mercer, da Mercer Consultoria, respectivamente, foram os selecionados para disputar a etapa nacional

10.09.2020 | 20:59 (UTC -3)
Isabela Lopes

A Microgeo promoveu recentemente um evento online para anunciar os semifinalistas, da região Cerrado-Leste e MATOPIBA, do Desafio Microbioma Brasil 2019/20. Os consultores Pedro Iora, da Plantar Consultoria, e Renato Mercer, da Mercer Consultoria, respectivamente, foram os selecionados para disputar a etapa nacional. A banca, que contou com renomados especialistas, foi composta pelos pesquisadores Dr. Murillo Lobo, Dr. Dirceu Klepker e Dr. Rodrigo Mendes, da Embrapa, Dr. Fernando Andreote, da ESALQ/USP e Dr. Solismar Venzke Filho, da Consultoria Rotar.

Em seu trabalho, Iora e Alceu Linares Pádua Junior estudaram o Microgeo em diferentes classes de solos cultivados com soja de alto potencial produtivo sob sistema irrigado via pivô central. “A biotecnologia Microgeo apresentou eficiência distinta entre os ambientes de produção, sendo importante a pesquisa para nortear a recomendação do insumo. Com isso, obtivemos benefícios químicos e biológicos e mais sustentabilidade no manejo em cada ambiente trabalhado”, explica Iora. De acordo com ele, o desafio concretizou seu propósito de unir os pesquisadores e consultores para trazer aos produtores informações para melhorar a qualidade dos solos. Mercer e Charles Lima concluíram em seu estudo que uma das questões de relevância é a preocupação com a revitalização do solo. “Quanto mais aprimorado o manejo com insumos biológicos, menores serão os impactos por meio do uso extensivo de produtos minerais”, analisa Mercer.

Para Lobo, os biológicos representam a melhor forma de alterar processos que estão no solo e que afetam diretamente os sistemas de produção. “É com o uso de tecnologias, como o Microgeo, que conseguimos chegar ao usuário final (produtor e consultor), aplicando métodos e técnicas que são sustentáveis, que resolvem os problemas no campo e que conferem ganhos de produtividade”, afirma.

Segundo Klepker, o desafio permite que os participantes troquem experiências e conhecimento, compartilhando uma diversidade de atuações e integrações de processos. “Os trabalhos selecionados são de relevância pois apresentam ações multidisciplinares, que evoluem a questão dos indicadores. Precisamos atingir a sustentabilidade do sistema de produção considerando a questão dos nutrientes, doenças, nematoides e pragas, por exemplo”, finaliza.

Desafio Microbioma Brasil

O Desafio Microbioma Brasil é um programa, inspirado no “Plant Microbiome Symposium”, que visa, através de trabalhos de pesquisas de campo, obter os melhores resultados com o uso do Adubo Biológico produzido com Microgeo. “O desafio busca a comprovação das inovações práticas de manejo que demonstrem os benefícios da Adubação Biológica para suprir as necessidades de produção, a sustentabilidade no manejo e a qualidade de vida no planeta”, destaca Paulo D´Andréa, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Microgeo.

Voltado às Instituições de Pesquisa e Consultores do ramo do Agronegócio, o programa contém duas etapas: regional e nacional. Além disso, os ganhadores regionais e o finalista receberão premiações da companhia. Para saber mais, acesse o site.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024