Grupo Vittia anuncia aquisição da Vitória Fertilizantes

União das duas empresas expande a oferta da tecnologia biológica no campo e amplia presença do Grupo no mercado de fertilizantes organominerais, com foco em sustentabilidade

09.09.2020 | 20:59 (UTC -3)
Joelma Amaral

O Grupo Vittia, empresa brasileira de fertilizantes especiais, inoculantes e defensivos biológicos com 50 anos de atuação, acaba de adquirir a Vitória Fertilizantes, companhia mineira de fertilizantes organominerais a base de resíduos orgânicos, e com isso duplica a sua participação no fornecimento destes insumos, consolidando-se como referência na tecnologia. A aquisição é parte da estratégia de crescimento do Grupo, que obteve um crescimento de 70% em seu faturamento nos últimos quatro anos.

Com essa aquisição, o Grupo Vittia dá um salto importante no desenvolvimento de novos fertilizantes organominerais. "A Vitória possui mais de uma década de profundo conhecimento na produção de fertilizantes organominerais e nutrição de plantas, que agora se une à experiência do Grupo Vittia para trazer ao produtor brasileiro o que há de mais moderno neste segmento", afirma o engenheiro agrônomo José Roberto Pereira de Castro, diretor de Marketing do Grupo Vittia. "Com isso, seguimos em nossa estratégia de fortalecimento a partir de aquisições que trazem cada vez mais inovação, tecnologia e sustentabilidade para o agronegócio brasileiro", reforça o executivo.

A aquisição traz um novo processo de desenvolvimento de fertilizantes organominerais para o Grupo Vittia. A Vitória Fertilizantes consegue transformar, através de processos biológicos, resíduos da produção vegetal e animal (Composto de Barn) em materiais orgânicos de qualidade agronômica, que são enriquecidos com nutrientes para fornecer ao produtor rural um fertilizante de elevada eficiência.Estão incluídas na aquisição as operações fabris da Vitória Fertilizantes, localizada no município de Patos de Minas (MG), que conta com uma moderna estrutura de 70 mil m2. A unidade possui capacidade produtiva superior a 10 mil toneladas de fertilizantes/mês, estando preparada para mais do que dobrar a produção atual com os novos negócios.

Outro grande diferencial é que as formulações produzidas nesta unidade são disponibilizadas fareladas ou peletizadas, atendendo às tecnologias de aplicação de fertilizantes na maior parte das culturas agrícolas e produtores rurais com eficiência operacional.

Além da fábrica, está sendo adquirido um moderno laboratório de análise de solo e tecido foliar. Nele é possível detectar exatamente qual a necessidade da lavoura e recomendar a melhor fórmula e dose de fertilizantes para alcançar maior produtividade.

Une-se também ao Grupo Vittia, todo patrimônio intelectual e de pessoas da Vitória Fertilizantes liderado pelo seu atual diretor Alisson Marques Fernandes. E cerca de 300 novos clientes passam a fazer parte da carteira do Grupo.

"A chegada da Vitória Fertilizantes junto com todo seu time e tecnologia sustentável é parte da estratégia de crescimento do Grupo Vittia, adotando as políticas de melhores práticas ambientais, sociais e de governança - ESG. Com isso também, evidenciamos a importância de fomentar insumos que estimulam a economia circular, dentro de nossos objetivos", complementa Castro.

A produção de bioinsumos é a chave para o agronegócio do futuro. Tamanha a sua importância, o Governo Federal contemplou no novo Plano Safra 2020/21 o fomento aos bioinsumos, com foco na nutrição de plantas e no controle de pragas e doenças. "Diante da representatividade do agronegócio brasileiro, a produção nacional de biotecnologia e fertilizantes organominerais otimiza os custos de produção e amplia a oferta aos agricultores, os maiores beneficiados com avanços no setor, além de contribuir com o meio ambiente ao utilizar fontes renováveis para sua fabricação", ressalta Castro.

span

A aquisição possibilita ampliar a oferta de produtos do Grupo Vittia no mercado. Quanto maior a adoção de tecnologia pelo produtor, significa mais estabilidade no sistema de produção e, consequentemente, aumento de produtividade no campo. A integração dos portfólios permitirá uma entrega muito mais completa de tecnologias.

Com esta tecnologia, são disponibilizados nutrientes para as plantas e matéria orgânica balanceada de qualidade que atuam na fertilidade do solo nos pilares químicos, físicos e biológicos. "Essa aplicação faz frente aos fertilizantes convencionais do mercado que trabalham apenas o pilar químico da fertilidade", explica o diretor Alisson Marques Fernandes.

Além de utilizar material orgânico do próprio sistema de produção, esta tecnologia eleva o aproveitamento das principais fontes de nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio), colaborando para o uso racional dessas fontes que dependem de recursos não-renováveis para sua produção.

"Ao longo dos últimos anos temos trabalhado em aquisições que dão robustez aos nossos negócios. Em 2019, essas aquisições contribuíram com mais de 20% do nosso faturamento. Com essa parceria, além de dobrar a participação no segmento, incorporamos a tecnologia de produção de fertilizantes organominerais por meio de resíduos agrícolas e a fabricação de produtos peletizados. Assim, aumentamos o espectro de culturas e agricultores que se beneficiarão destas soluções", complementa o executivo José Roberto Pereira de Castro.

A Vitória Fertilizantes tem como forte característica o desenvolvimento de tecnologias baseado em comprovações científicas, tendo o desenvolvimento da linha de fertilizantes organominerais contado com a participação de pesquisadores de importantes instituições como a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro