Mercado de receptoras está mais movimentado

28.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Com a proximidade da estação de monta o mercado de receptoras começa a mostrar sinais de aquecimento.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Scot Consultoria, algumas centrais já registraram um volume maior de vendas em agosto, se comparado a julho. Entretanto, houve recuo de preços para a receptora prenhe em todas as praças consultadas. A retração foi de 3%, em média.

De acordo com as centrais, essa retração só não foi maior porque os preços dos animais para a reposição também caíram e isso de certa forma facilitou a compra de novilhas para servirem como receptoras, pelas centrais.

A arroba do boi gordo vem patinando, o que também não ajuda nas cotações das receptoras. Aliás, a correlação é bastante estreita em alguns momentos. Os preços da arroba da receptora caíram no último ano em todas as praças pesquisadas.

A maior queda registrada foi no Paraná, 22%; em seguida está o Mato Grosso do Sul, com 20%; Triângulo Mineiro, com 18%; São Paulo, com 15%; GO, com pouco menos de 15%; e por último Belo Horizonte, com 11,5%.

Mesmo com a desvalorização, a partir de outubro as centrais deverão começar a ganhar em escala, uma vez que o mercado só tende a melhorar com a estação de monta no Brasil Central.

Lygia Pimentel

Médica Veterinária - Scot Consultoria

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025