Setor cerealista debate futuro em Congresso da Acebra
Evento nacional reúne lideranças do setor cerealista e projeta futuro da entidade
O mercado global de fosfatados continua marcado por preços firmes e cenário desafiador para os produtores. Esse é o panorama apontado pelo relatório semanal de fertilizantes da StoneX.
A oferta limitada mantém os valores em alta, enquanto cresce a expectativa pela possível retomada das exportações de MAP (fosfato monoamônico) e DAP (fosfato diamônico) pela China. No Brasil, as cotações seguem firmes; já no exterior, a valorização do enxofre eleva os custos de produção e impacta os preços do cenário internacional.
De um modo geral, o mercado de fosfatados permanece atento à possibilidade de que a China retome suas exportações de MAP e DAP em algum momento nos próximos meses. Embora ainda não haja anúncio oficial, essa perspectiva representa um possível reforço à oferta global, que atualmente segue restrita e sustentando preços elevados. “A sinalização é bem recebida pelos consumidores, especialmente em um contexto de resistência dos importadores aos preços atuais e de relações de troca bastante desfavoráveis para os agricultores”, afirma o analista de Inteligência de Mercado, Tomás Pernías (na foto).
De acordo com a análise, no Brasil, as cotações dos fosfatados seguem firmes. Além disso, vale lembrar que, conforme o padrão sazonal dos últimos anos, as importações de MAP tendem a ganhar tração entre os meses de junho e agosto. Nos Estados Unidos, os preços do DAP continuam elevados, impulsionados pelo receio de escassez e pela possibilidade de repasse das tarifas de importação ao consumidor final. Ao mesmo tempo, cresce a preocupação de que a continuidade de preços altos e margens apertadas possa levar a uma destruição de demanda nos próximos meses.
Um ponto de atenção adicional no segmento são os preços do enxofre no mercado internacional. Fundamental na cadeia de produção dos fertilizantes fosfatados, o insumo apresenta uma tendência altista que já se prolonga por vários meses. “Nesse contexto, embora a possível retomada das exportações chinesas de MAP/DAP possa aliviar a oferta global, a valorização contínua do enxofre eleva os custos de produção desses fertilizantes, reforçando a pressão altista sobre os preços no mercado internacional”, finaliza.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura