Mercado de aviões nos EUA cresce a reboque da aviação agrícola

18.02.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Sindag

Enquanto os fabricantes norte-americanos de helicópteros festejam um crescimento de 21,5 % nas vendas em 2012 (em relação a 2011), o setor de asas fixas daquele país cresceu apenas 0,6%. E ainda assim graças às vendas de aeronaves turboelices para aviação agrícola. A informação foi divulgada na quarta-feira (13), pela Associação de Fabricantes da Aviação Geral (General Aviation Manufacturers Association/GAMA) dos Estados Unidos.

Segundo a entidade, o mercado de aviões ainda deve continuar algum tempo a reboque dos embarques de fabricantes de modelos de pulverização, como a Thrush e Air Tractor. “Há necessidade de mais e mais desse tipo de aeronave em todo o mundo", explica o presidente do conselho executivo da GAMA e vice-presidente da GE Aviation, Brad Mottier.Para o restante dos segmentos de asa fixa, o horizonte é de incertezas por causa do panorama fiscal dos Estados Unidos.

O Executivo e o Congresso norte-americanos estão preparado cortes orçamentários que devem tirar cerca de US$ 100 bilhões da economia, forçando as agências federais, incluindo a Administração Federal de Aviação (FAA, da sigla em inglês) a concederem licenças para seus funcionários.Conforme o executivo-chefe da GAMA, Pete Bunce, a expectativa pelas consequências do corte gera um temor internacional, que acaba prejudicando as vendas da indústria norte-americana, principalmente de aviões maiores. A aposta, segundo Bunce, está no mercado de jatos leves. “Há mais de 20 projetos novos em desenvolvimento, que devem entrar no mercado dentro de três a cinco anos", comenta.

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