MS é um dos estados com maior crescimento de madeira plantada do País
No próximo dia 28 de Abril, às 15h, a Fazenda Esperança, localizada a 40 km de Campo Grande (MS), a marca 3W colocará à venda todo seu banco genético na mega liquidação do plantel Nelore 3W com 600 animais registrados.
Segundo o proprietário da Nelore 3W, Djalma Ferreira Rezende, a venda será organizada de modo que os animais estejam divididos em lotes de seis ou sete animais, de acordo as características identificadas na seleção. O projeto que se especializou ao longo dos anos na venda de reprodutores e matrizes para fazendas de produção buscou como estratégia criar uma segmentação em núcleos para assim oferecer produtos ajustados as diferentes necessidades da criação. “O portfólio contempla animais selecionados para qualidade de carne, projetos de cria, ciclo completo e mérito genético total”, destaca.
Djalma Rezende diz que antigamente a seleção animal era algo empírico e a ferramenta de auxilio era o olho do dono. Nos últimos anos a biotecnologia foi incorporada ao programa de melhoramento genético, escolha que para o criador foi acertada pois ajudou a dar um salto qualitativo no rebanho. Na Fazenda Esperança a escolha dos acasalamentos é feita dentro de critérios estritamente técnicos e conta com a assistência dos técnicos do programa Geneplus, da Embrapa Gado de Corte, e do programa Igenity, da Merial.
Segundo Guilherme Gallerani, gerente IGENITY, o trabalho realizado pela equipe da Nelore 3W é pioneiro e já apresenta animais de 2ª geração, fruto da seleção assistida pelos marcadores moleculares. “ Sr. Djalma foi o 1º criador de Nelore a utilizar a ferramenta dos marcadores com o intuito de direcionar sua seleção para formação de linhagens especializadas em determinadas características, desta forma conseguiu selecionar animais de alto potencial genético para algumas delas”
Mais informações no site do leilão
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura