Funcionários da EBDA participam da 1ª Conferência Nacional de ATER como delegados e suplentes

23.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Secretaria da Agricultura, Irriga

O sucesso da participação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada a Secretaria da Agricultura da Bahia, na 1ª Conferência Estadual sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ceater), ocorrida entre os dias 14 e 16 de março, em Salvador, selecionou sete profissionais da empresa, como delegados, para participarem da 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Cnater). O evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) acontece nesta segunda-feira (23), em Brasília, em uma programação que acontecerá até o dia 26.

Com o tema “Ater para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural”, a 1ª Cnater definirá diretrizes para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão (Pronater). O evento debaterá a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), no contexto do desenvolvimento rural sustentável, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e os assentamentos da reforma agrária. O encontro contará com 719 participantes e deste total, 699 são delegados e 20 convidados.

Na Conferência Estadual foram eleitos 40 delegados para representar a Bahia. Além dos sete representantes da EBDA – quatro mulheres e três homens -, outros cinco funcionários da empresa participarão do evento como suplentes. O presidente da EBDA, Elionaldo Teles, comprometido com a viabilização das ações de Ater, também participará do evento. “A partir das demandas dos agricultores familiares, destacadas durante toda a Conferência Nacional, teremos a oportunidade de discutir, neste próximo encontro, novas estratégias para o fortalecimento dos serviços de Ater voltados para a sustentabilidade da agricultura familiar e dos assentamentos”, ressaltou Teles.

Os eixos técnicos da Cnater apresentarão a extensão rural a partir dos avanços na prestação de serviços e articulação com as políticas de desenvolvimento rural, os quais são: Eixo I, Ater e o Desenvolvimento Rural Sustentável; Eixo II, Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Eixo III, Ater e Políticas Públicas; Eixo IV, Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta de Serviços de Ater, e Metodologias e Abordagens de Extensão Rural, finalizando no Eixo V.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro