Bionanotecnologia contra a aftosa
A Embrapa Algodão, em parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa) e outras instituições promovem nesta quarta-feira (14/10), dia de campo especial para apresentar os resultados dos estudos de seleção dos genótipos ou variedades resistentes a cochonilha-do-carmim (Dactylopius opuntiae).
O evento ocorre no Campo Experimental da estatal do Ministério da Agricultora, Pecuária e Abastecimento, na cidade de Monteiro (PB), com o inicio previsto para as 8 horas, e pretende reunir os técnicos, agropecuaristas, produtores e criadores da região.
A palma forrageira é uma cactácea que se constitui um importante alimento animal no semi-árido nordestino, em função de sua palatabilidade, de sua riqueza de água e energia, bem com pela resistência a seca. “Há cerca de oito anos, as culturas cactáceas vem sendo dizimadas pela cochonilha-do-carmim, que se tornou uma praga importante em mais de 50 municípios paraibanos”, relata Ailton Melo de Moraes, biólogo e pesquisador da Emepa.
Segundo Melo, os genótipos resistentes já estão em fase de multiplicação e serão disponibilizados para atender os agricultores dos municípios do Cariri Ocidental, Serra do Teixeira, Itaporanga e Piancó. “A parceria com a Emepa já se estende há vários anos, oferecendo a nossa estação de Monteiro para instalação de experimentos”, diz José Carlos Aguiar, supervisor da Área de Comunicação Empresarial e Negócios Tecnológicos da Embrapa Algodão.
O evento é uma promoção conjunta do Governo do Estado, SEDAP, Emepa, Embrapa Semi-árido, Emater-PB, CNP, BNB e Prefeitura de Monteiro. Maiores informações entre em contato com a EMEPA, rua Eurípedes Tavares, 210 – Tambiá, telefones (83) 3218 5476, 3218 5477 ou 9971 9758, fax (83) 3221 6999, site
ou pelo e-mail
.
DALMO OLIVEIRA e RAMIRO MANOEL PINTO GOMES PEREIRA
Embrapa
(83) 3182. 4300 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura