Mapa e instituições parceiras realizam workshops para estimular a inovação agropecuária no Nordeste

Brasil possui mais de 1.500 startups ligadas às atividades agropecuárias levando soluções aos produtores, mas a maioria está nas regiões sul e sudeste do país

18.07.2022 | 14:05 (UTC -3)
Mapa

Durante os meses de julho e agosto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com outras instituições, irá promover quatro workshops presenciais em municípios da Região Nordeste para dinamização do ecossistema de inovação agropecuária. 

O objetivo dos eventos é apresentar as ações em curso alinhadas ao programa Agronordeste Digital, coletar percepções, subsídios e identificar os principais gargalos para fins de elaboração de planos de ação e captação de recursos para implementação de ações estratégicas visando a consolidação dos ecossistemas Agro da região.

O Ministério da Agricultura já vem conduzindo ações de promoção do empreendedorismo tecnológico focado em inovação agropecuária e apoiando a criação e consolidação dos ecossistemas e ambientes de inovação Agro no país.De acordo com levantamento do Mapa e Embrapa, hoje o Brasil possui mais de 1.500 startups ligadas às atividades agropecuárias levando soluções aos produtores. Também já existem mais de 50 ambientes de inovação Agro no país.

Segundo a Coordenação-Geral de Inovação do Mapa, quase 90% desses empreendimentos estão nas regiões Sul e Sudeste do país. Assim, para apoiar e induzir o processo na região Nordeste, o Mapa criou o programa Agronordeste Digital, que visa promover o empreendedorismo de base tecnológica voltado às atividades agropecuárias.

O programa está estruturado nas seguintes ações estratégicas: criação e fortalecimento do ecossistema regional de inovação; promoção do empreendedorismo tecnológico; rede de aprendizagem e troca de experiências; e conectividade Rural.

Os workshops ocorrerão em municípios que têm um processo já estabelecido e podem ser acelerados com a coordenação de esforços entre as instituições da região, municipais, estaduais e federais, bem como o envolvimento do setor produtivo e das instituições de ensino e pesquisa.

Confira os municípios que ocorrerão os quatro workshops:

Dia 26 de Julho: Oeste Baiano – Barreiras/BA 

Dia 03 de agosto: Vale do São Francisco – Petrolina/PE

Dia 09 de agosto: Vale do Açú – Município de Açú/RN

Dia 10 de agosto: Vale do Jaguaribe – Russas/CE

Os workshops serão promovidos pelo Mapa com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e outras instituições parceiras como Sebrae, Sudene, Embrapa, universidades e empresas envolvidas nos ecossistemas regionais. Ainda em 2022, segundo a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI), deve ser feito um chamamento de startups das regiões para desenvolverem novos negócios e novas tecnologias para o setor agropecuário da região Nordeste do país.

As inscrições podem ser feitas no site do Mapa

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024