Últimos dias para submissão de trabalhos científicos ao CBSementes 2022

Termina na próxima segunda-feira (18 de julho) o prazo para encaminhar os trabalhos científicos para o maior evento da área sementeira, que acontece de 12 a 15 de setembro

15.07.2022 | 16:09 (UTC -3)
Imprensa Abrates

O XXI Congresso Brasileiro de Sementes, maior evento da área sementeira do País, prorrogou o prazo de submissão de trabalhos científicos para até a próxima segunda-feira, dia 18 de julho. Promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), o evento deve reunir cerca de 1.200 profissionais, entre técnicos e produtores rurais, empresários, pesquisadores, professores e estudantes do setor entre os dias 12 e 15 de setembro de 2022, na Expo Unimed, em Curitiba. Em quatro dias, o congresso vai reunir mais de 50 palestrantes e 20 empresas do setor em 60 atividades.  

Com o tema “Semente: Propulsora do Agronegócio” o congresso oferecerá palestras, painéis, sessões pôster com trabalhos científicos, além do showroom tecnológico de novos produtos e serviços de empresas do cenário agro.   Também serão realizados no último dia do CBSementes o 10º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, o 15º Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e o 4º Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécie Forrageiras, organizados pelos respectivos comitês das áreas da Abrates. 

Temas como bancos de germoplasmas, edição gênica por meio de tecnologia Crispr, conceitos de plantabilidade e os rumos do ensino e da pesquisa em ciência e tecnologia de sementes estarão no centro do debate no evento.  

Programação 

O primeiro painel "Banco de Germoplasma - papel na manutenção da biodiversidade", que está programado para o dia 12 de setembro, das 10h30 às 12h30, terá a participação de duas pesquisadoras.  A Drª Vânia Azevedo, pesquisadora do Centro Internacional de Pesquisa de batata CIP/CGIAR (Consultative Group on International Agricultural Research), vai apresentar o tema "O papel do CGIAR na preservação das sementes a nível mundial". Também foi convidada para este painel a Drª Rosa Lia Barbieri, da Embrapa Clima Temperado, que abordará o tema "A participação da Embrapa em Bancos de Germoplasma a nível mundial". "Teremos uma programação especial, praticamente já definida e profissionais qualificados para debater o que há de mais inovador em termos de pesquisa na área de sementes", afirma o presidente do Comitê Organizador do CBSementes, Drº Fernando Augusto Henning. 

Num primeiro momento, Henning destaca entre os temas, a importância dos bancos de germoplasma vegetais, que são locais onde se guardam todas as sementes e variabilidade genética de espécies do mundo todo, para a garantia da sobrevivência e melhoramento das plantas. "Este assunto é super importante neste momento em que se discute a preservação da biodiversidade, principalmente nesta época de impactos de mudanças climáticas, queimadas nas regiões florestais e conflitos entre países", afirma Henning. 

Segundo ele, o debate quer trazer à tona a importância e a qualidade da semente, mostrando, desta forma, como os bancos de germoplasmas, incluindo desde às espécies florestais a grandes culturas, estão atuando no mundo todo. Outro assunto que pauta o evento refere-se à edição gênica aplicada à produção e qualidade de sementes em geral, com foco na tecnologia Crispr que está revolucionando as pesquisas na área de genética em todo o mundo. 

Em linhas gerais, uma edição de genomas permite desenvolver culturas agrícolas resistentes a pragas, corrigir genes defeituosos em genomas e reescrever todos os genomas de microrganismos. "Queremos trazer para a discussão todas as tecnologias que estão chegando e já são realidade, preparando a sociedade para entender um pouco mais sobre essas ferramentas que são muito mais efetivas do que a própria transgenia, principalmente quando a gente fala em qualidade de sementes", enfatiza Henning. 

A importância da plantabiidade para diversas culturas é mais um assunto relevante dentro das discussões. Um dos palestrantes deste painel será o professor da Unesp, Dr. Paulo Roberto Arbex, que vai falar sobre grandes culturas e plantabilidade em geral. "O conceito de plantabilidade vem sendo muito utilizado para conferir a qualidade de semeadura, entre as diversas espécies e é um grande desafio em termos de estabelecimento das culturas", observa  o presidente do evento. 

Além de falar sobre novas tecnologias e inovações do setor sementeiro, o CBSementes vai debater um assunto essencial à classe sementeira sobre o futuro do ensino e da pesquisa em ciência e tecnologia de sementes. Esse painel será organizado pela professora Denise Cunha Dias, editora-chefe do Journal of Seed Science (JSS). 

"Esse é um momento oportuno para falarmos sobre isso e a professora tem boa inserção nas universidades. Ela sente as dores e as necessidades dos alunos em relação ao mercado sementeiro", complementa Henning. 

Serviço

XXI Congresso Brasileiro de Sementes 

Quando: de 12 a 15 de setembro de 2022 

Onde: Expo Unimed, Curitiba (PR) 

Informações e inscrições: https://www.cbsementes.com/ 

Link submissão de trabalhos: https://www.cbsementes.com/trabalhos

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024