Mangabeira Unger defende biocombustível em visita à Embrapa

13.02.2009 | 21:59 (UTC -3)

O ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, visitou a Embrapa Roraima, sábado (14/02), para conhecer as intalações e projetos da empresa. Na ocasião, elogiou a instituição, ressaltando o seu papel fundamental de "construtora do Brasil contemporâneo". No discurso, para autoridades e funcionários, Mangabeira citou diretrizes para a construção de uma Amazônia sustentável. "Nós precisamos fazer uma revolução na natureza do extrativismo, na sua forma de organização econômica e gestão comunitária. Só vamos conseguir uma grande mudança com inovação e audácia".

Para Mangabeira, um ponto de partida é um grande projeto de recuperação de áreas degradadas, com aposta na integração lavoura-pecuária-floresta e produção de biocombustível. Antes da visita à Embrapa Roraima, o ministro sobrevoou áreas de plantio de dendê e conheceu produtores que já investem no cultivo.

O Governador Anchieta Júnior, que também participou do encontro, disse que o Estado tem imenso interesse em ampliar parcerias com a Embrapa. "Uma instituição com o capital intelectual como o da Embrapa é muito importante para a transferência de tecnologia e, consequentemente, para o crescimento de Roraima".

O Chefe Geral da Embrapa Roraima, Francisco Joaci de Freitas, apresentou dados da produção de grãos no Estado e as linhas adotadas para geração de renda e segurança alimentar. Ele ainda destacou as estratégias para o desenvolvimento sustentável das florestas de savanas com uso de sistemas agroflorestais e produção de agroenergia.

O Diretor Executivo da Embrapa, Geraldo Eugênio, que também visistou a Unidade na última semana,afirmou que a empresa está pronta para responder aos desafios demandados para o desenvolvimento da região e para fortalecer a relação econômica e científica com a Guiana e a Venezuela, em especial, com o estado de

Bolívar.

Liliane Cronemberger

Embrapa Roraima

(95) 3626-7018

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025