Limousin em alta no Baixo Vale do Itajaí

09.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

No último dia 24 de julho, a Raça Limousin realizou seu julgamento na Festa do Colono, evento anual na cidade de Itajaí´SC, em uma empolgante disputa entre os melhores animais do estado catarinense.

Foram nove criadores expondo seus exemplares no pavilhão e julgamento e na opinião de muitos, talvez a mostra de Limousin de maior qualidade já apresentada no estado catarinense.

O juiz convidado para realizar os trabalhos de pista foi o zootecnista Célio Heim. Com muita segurança, Heim concedeu a premiação aos animais Limousin, destacando as qualidades que um reprodutor(a) necessita ter, para conquistar títulos. E assim concluiu:

Com as características desejadas para o modelo da Raça, a Grande Campeã destacou-se por apresentar aprumos corretos, comprimento, volume de carcaça, musculosidade evidente e ótima harmonia de conjunto. De propriedade de Wanderley Berté, Fazenda Sonho e Realidade, Água Doce´SC, a eleita melhor fêmea da Raça foi a Campeã Vaca Parida e Grande Campeã, “Trema Sonho e Realidade TE”. A característica de destaque desta vaca deu-se pela sua fertilidade, pois aos 33 meses de idade, teve um parto aos 26 meses e se encontra prenha de 4 meses e 08 dias, demonstrando ter, além de suas qualidades morfológicas, regularidade.

A Reservada Grande Campeã ficou para a Vaca Adulta Rainha TE Rio Canoas, de propriedade de Klaus Gustavo Krueger, Fazenda Flor da Serra – Rio do Sul´SC. A fêmea conquistou o título aliando esqueleto proporcional à musculatura e com muita feminilidade e desempenho em pista, apresentou-se com muita elegância tanto em estática, como em movimento. Rainha impressionou muito o juiz pela sua harmonia nas formas, apresentando ótimas passagens.

O Grande Campeão, também de propriedade de Wanderley Berté, foi concedido ao Campeão Touro Jovem, Tirso Sonho e Realidade TE, touro de 33 meses, pesando 974 Kg. De conformação equilibrada e muita musculosidade, Tirso destacou-se pelo seu conjunto funcional, que apesar do forte incremento de peso, consegue manter seus aprumos corretos e muita facilidade em caminhar.

O título de Reservado Grande Campeão, foi conquistado pelo Touro Jovem Taj Mahal da JEM TE, de propriedade de Cabanha JM (Marcos Hass), de Pomerode´SC. Macho de passagens elegantes, com muita caracterização racial e harmonia de conjunto, com forte linha de dorso e aprumos corretos, Taj Mahal também se destacou no julgamento e impressionou ao juiz, tanto que, desde o comparativo do campeonato que participou junto ao grande campeão, a disputa foi acirrada.

No julgamento de progênie de mãe, destaque para os animais filhos da vaca Ruge Sonho e Realidade, de propriedade de Wanderley Berté A progênie de pai, com forte harmonia, foi conquistado pelo reprodutor Pagode do Rodeio, de propriedade de Maria Rizzi (Déia Rizzi), da Cabanha Rizzi, Otacílio Costa´SC.

E o criatório mais premiado da Festa do Colono 2010, recebendo o título de “Melhor Criador” ficou para Wanderley Berté

O “Melhor Expositor” da Feira foi concedido para a Cabanha JM, de Marcos Hass.

Contudo, um dos grandes acontecimentos para a Raça Limousin na ocasião, foram as presenças dos novos criadores em pista. Recentemente no rol de criadores adeptos à Raça, já participam com seus animais em pista, e o melhor, ganhando prêmios.

Os mais novos incentivadores do Limousin são: Arno Helbig (Blumenau), Hildérico Ribas de Souza Júnior (Rio do Sul), José Vicente e Anderson Schmitz (Luiz Alves), Rosemir Zimermann e Juarez Storch.

No intervalo e após o julgamento, o título de “Festa do Colono” foi feito jus pelos criadores, técnicos e funcionários da Raça Limousin, pois a comemoração foi muito grande, com chopp à vontade, costela assada e porco no rolete.

Parabéns a todos os criadores de Limousin, que mais uma vez fizeram uma belíssima apresentação da Raça no estado catarinense.

No julgamento, tivemos a presença do coordenador da Expofeira Agropecuária da 28ª Festa Nacional do Colono, Heitor José Heusi Thieme, do prefeito da cidade de Itajaí, Jandir Belini e do secretário da agricultura do município, Carlos Rebelo.

Colaboraram também no julgamento, Luciana Terna Gomes e Carol Martini.

Pedro Nunes

Superintendente Técnico

Assoc. Brasileira de Limousin

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025