Executivos da BASF assumem novas responsabilidades e desafios

08.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

A BASF, uma das líderes na fabricação de defensivos agrícolas e forte parceira do agronegócio, promove Eduardo Leduc para vice-presidente sênior da Unidade de Proteção de Cultivos para a América Latina. O executivo, até o momento, exercia a função de vice-presidente da área para o Brasil e, com o novo cargo, passa a ocupar o Comitê Executivo da América do Sul.

Leduc assume o cargo até então ocupado por Walter Dissinger desde 2005 e que passa agora a liderar a recém criada Divisão de Nutrição e Saúde, na Alemanha. A área foi criada em preparação da aquisição da Cognis (controlada por Permira Funds, Goldman Sachs Capital Partners e SV Life Sciences), fornecedora mundial de soluções e produtos inovadores com base em matérias-primas renováveis para os mercados de saúde e nutrição, cosméticos, detergentes e produtos de limpeza industrial.

Anunciada em junho, a aquisição da Cognis teve preço de compra de capital em torno dos € 700 milhões. Somando a dívida financeira líquida e obrigações de pensão, o valor da transação foi de € 3,1 bilhões.

Leduc está na BASF desde 1984, onde ingressou como representante técnico de vendas no Rio Grande do Sul e, em seguida, trabalhou nas áreas técnicas, no gerenciamento de produtos. Adquiriu experiência internacional na área de marketing, trabalhando na BASF da Alemanha e dos Estados Unidos como Diretor de Marketing para a América Latina. Em outubro de 2005 assumiu a diretoria geral da Unidade de Proteção de Cultivos no Brasil.

É também membro do conselho curador da Fundação Espaço ECO – primeiro centro de ecoeficiência na América Latina, instituído pela BASF em 2005 – e atua no comitê de sustentabilidade da BASF para a America Latina. Integra o conselho diretor do SINDAG – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola – e é vice-presidente do conselho diretor da ANDEF – Associação Nacional de Defesa Vegetal. “Temos bases sólidas na área de atuação, sobretudo no Brasil, onde o agronegócio é um dos pilares da economia local. Estamos no caminho certo para o crescimento”, analisa Leduc, confirmando a vocação da região para o negócio.

Para a vice-presidência da Unidade de Proteção de Cultivos Brasil, assume Maurício Russomanno. O executivo é o atual Diretor de Marketing do negócio e acumulará as duas funções interinamente. Russomanno ingressou em 2000 na BASF na área de eCommerce como gerente para a América do Sul, onde foi responsável pela criação e implementação das ferramentas e serviços eletrônicos para a BASF na região.

Entre 2003 e 2005, assumiu a gerência do departamento de marketing regional América do Sul e de vendas Brasil, da unidade de negócio Química Fina Humana da BASF, atuando nas áreas Cosmética, Farmacêutica, Alimentícia e de Aromas e Fragrâncias. Em 2005, após exercer a função de diretor global de negócios – responsável pela unidade de Ingredientes Aditivos Farmacêuticos, no setor de Pharma Ingredients, na Suíça, retornou ao Brasil e, em 2008, foi designado para a Diretoria de Marketing de proteção de Cultivos da BASF no Brasil. “O Brasil se firma como um dos líderes mundiais no agronegócio, e nós, como BASF, temos a responsabilidade e o compromisso de levar tecnologia e soluções aos nossos agricultores para torná-los mais competitivos por meio de maior produtividade, além de assegurar a sustentabilidade nas colheitas“, afirma Russomano.

Na ABMR&A – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, Maurício Russomanno atua como diretor de Marketing de Insumos, Serviços e Bens de Produção.

Felipe Correia

XPress Comunicação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro