Laboratório de Análise Química do Solo recebe certificação do Inmetro em qualidade de ensaios

16.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Caio Rodrigo Albuquerque

A análise do solo é um procedimento muito utilizado por gerentes de propriedades agrícolas e demais agricultores para classificação e avaliação de sua fertilidade. Uma correta análise do solo é o passo inicial para um eficiente programa de adubação e nutrição das culturas.

O Laboratório de Análise Química do Solo (LAQS) do Departamento de Ciência do Solo (LSO), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) atua, há mais de 30 anos, promovendo análises para fins de classificação e de avaliação da fertilidade do solo. “O LAQS sempre teve preocupação com a manutenção e a melhoria constante da qualidade de suas análises. Por isso participa desde as primeiras edições do Ensaio de Proficiência de análises químicas de solo para avaliação da fertilidade do solo coordenada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC)”, afirma Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, coordenador do Laboratório e também chefe do LSO. Contando atualmente com uma equipe altamente qualificada, composta por 1 Engenheiro Florestal, 3 Químicos, 1 Engenheira Ambiental e 3 Técnicos de Laboratório, além de um eficiente pessoal de apoio administrativo e técnico, o LAQS tem o reconhecimento do IAC por estar continuamente classificado entre os 5 melhores laboratórios do programa.

Realiza anualmente cerca de 35 mil análises de solo e, antecipando a necessidade para o mercado de análise de solo, o LAQS iniciou, em 2010, a adequação do laboratório para obtenção da acreditação do laboratório pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) segundo a Norma Brasileira NBR/ISO 17025, intitulada “Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração. “O objetivo da norma é assegurar a emissão de resultados confiáveis para clientes. Resultados confiáveis significam resultados consistentes, coerentes, tecnicamente válidos, apresentados com níveis de incertezas adequados, e obtidos por laboratórios preocupados com o destino da informação, resultado do esforço em minimizar erros de medição. “Essa norma de qualidade tem sido cada vez mais difundida, aplicada e usada como parâmetro de escolha do laboratório pelos contratantes”, comenta Alleoni.

O processo de adequação do LAQS envolveu todo o sistema de qualidade, que incluiu melhoria nos procedimentos gerenciais e técnicos, atenção especial no atendimento ao cliente e treinamento permanente dos recursos humanos. Em 2011, o laboratório completou o processo de adequação, submetendo assim, o pedido de acreditação ao INMETRO. A avaliação aconteceu em outubro de 2011, contando com a presença de dois auditores externos, que durante três dias analisaram todo o funcionamento do laboratório.

Em março de 2012, o LAQS recebeu, então, a acreditação pelo INMETRO na NBR ISO 17025 de qualidade de laboratórios de ensaios. A partir deste reconhecimento, o laboratório consta na lista de laboratórios acreditados para realização de análises químicas do solo para fins de classificação e de avaliação da fertilidade do solo. Com isso, passa a ser o único laboratório brasileiro acreditado para realização de análise de solo que contempla simultaneamente ensaios de avaliação da fertilidade e para fins de classificação.

Saiba mais sobre o credenciamento do LAQS no site

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro