Emater/RS-Ascar entrega insumos para Kaigangs em Santa Maria/RS
No final da tarde de quinta-feira (12), no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, foi lançado o livro Vitivinicultura brasileira – panorama setorial em 2010, de autoria de José Fernando da Silva Protas e Umberto Almeida Camargo – respectivamente, pesquisador e pesquisador aposentado da Embrapa Uva e Vinho. A publicação apresenta uma detalhada ‘radiografia’ da produção de uva e vinho no país, com dados da vitivinicultura em dez estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco e Bahia).
Para elaboração do panorama, apontam seus autores, foram visitadas praticamente todas as zonas vitivinícolas do Brasil – abrangendo os polos responsáveis por mais de 95% da produção nacional na área. Nelas, foram feitas entrevistas e reuniões com representantes de entidades ligadas ao setor e produtores individuais, empresas e cooperativas. Foram efetuadas, ainda, visitas aos vinhedos e às vinícolas, objetivando conhecer e avaliar seu nível tecnológico, identificar pontos de estrangulamento neste âmbito e no de gestão e conhecer os produtos gerados, os focos de mercado e as estratégias de comercialização.
O livro, observou Protas, em seu lançamento, foi gerada em um contexto maior, o de uma “grande rede que trabalha no sentido do desenvolvimento da vitivinicultura brasileira”. “Trata-se, enfim, de uma demonstração de que o setor da uva e do vinho nacional possui projetos, programas, instituições e produtores articulados, tendo condições, portanto, de promover sua competitividade e de enfrentar seus grandes desafios”, destacou. “Ao propormos esta publicação, pensamos num documento que não só contribuísse para a compreensão do momento vivido pela vitivinicultura brasileira, como também melhor contextualizar sua realidade, para projetar seu futuro”, escrevem os autores, na introdução da obra.
Mais de 80 pessoas participaram do lançamento, efetuado dentro da programação da Semana Internacional Brasil Alimenta, que se encerra hoje, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A publicação terá sua primeira tiragem (de 300 exemplares) distribuída a entidades e instituições do setor vitivinícola e também estará à disposição, brevemente, nos sites de Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Sebrae e Embrapa Uva e Vinho, editores do livro.
A publicação Vitivinicultura brasileira – panorama setorial em 2010 deriva-se do ‘Diagnóstico qualitativo da vitivinicultura brasileira’, documento referencial que começou a ser elaborado em 2008, no âmbito da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Em 2010, o projeto teve continuidade, sob coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho, já na esfera do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Vinhos, Espumantes e Suco de Uva, que envolve Ibravin e Sebrae. CD anexo ao livro apresenta relatório completo do referido ‘Diagnóstico qualitativo’.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura