Divulgados os produtores classificados para fase final do Concurso de Carcaças Hereford e Braford
O Laboratório de Análise de Sementes da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), localizado na Estação Experimental Terras Baixas – no município de Capão do Leão/RS –, completou 51 anos de atividade. Inaugurado em janeiro de 1960, o laboratório é considerado o mais antigo do Rio Grande do Sul e o segundo do Brasil.
O local faz a análise qualitativa de todos os tipos de sementes existentes no mercado. O órgão apóia projetos de pesquisa da Embrapa e também presta serviços a produtores e cooperativas, que verificam se suas sementes estão adequadas aos padrões exigidos pela legislação para receberem o atestado que permite sua comercialização. Fatores como porcentagens de sementes puras e germinação são alguns dos itens que definem a qualidade da semente.
O responsável técnico pelo laboratório, pesquisador Daniel Franco, afirma que o local foi o precursor nas pesquisas de sementes no Rio Grande do Sul. “Se hoje existe semente com qualidade produzida no estado, grande parte se deve ao nosso laboratório. Ele serviu de base para a criação de outros, tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil, que se originaram através de treinamentos proporcionados por nossos laboratoristas”, destaca Franco.
Paula Gayer
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura