Tecnologias da Embrapa são expostas em feira de agricultura familiar e ecológica em Pedreira

16.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Cristina Tordin

Algumas tecnologias sustentáveis desenvolvidas pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e que podem ser usadas por agricultores familiares estão na 10.ª VidAlimento, feira de agricultura familiar e ecológica, em Pedreira, SP, de 16 a 18 de setembro de 2011, das 9 às 18h.

O trabalho de produção de mudas em viveiros, de produção de flores em vasos ou de produção de hortaliças em canteiros passa, quase sempre, pela necessidade de obter-se um substrato confiável, isento de patógenos e de sementes de ervas daninhas. Visando atender a essa necessidade e evitar o uso de produtos químicos perigosos, o Laboratório de Microbiologia Ambiental - LMA da Embrapa Meio Ambiente desenvolveu o coletor solar, equipamento de funcionamento simples e construção barata, que tem por finalidade acabar com os fungos, bactérias e algumas plantas daninhas dos substratos que serão utilizados para o plantio de mudas produzidas em recipientes como sacos plásticos, vasos ou bandejas, principalmente em viveiros. O sol bate nos tubos, aquece o substrato e os fungos são eliminados pelo calor. Normalmente, em um dia de sol, a temperatura dentro dos tubos chega a 70 graus, o que é suficiente para matar os fungos mais comuns como Scletorinia sclerotiorum, Sclerotium rolfsii, Verticillium e Rhizoctonia solani entre outros, pois são todos sensíveis ao calor.

É fundamental que os efluentes gerados pelos diversos sistemas para produção de peixes sejam tratados adequadamente, minimizando a emissão de produtos que degradem o meio ambiente (em especial o aquático). Os sistemas constituídos de biofiltros são bastante utilizados no tratamento de efluentes industriais e domésticos, variando apenas o tipo de substrato. Os biofiltros podem ser constituídos por plantas macrófitas de diversos tipos (flutuantes, emergentes e submersas). Podem ser usados para recirculação e tratamento da água no cultivo de organismos aquáticos, cuja finalidade principal é melhorar a sua qualidade sem a necessidade de renovação. Assim, a Embrapa Meio Ambiente construiu e avaliou um sistema modular de biofiltros para tratamento de resíduos de produtos químicos no descarte de água de experimentos com peixes, instalado em seu Laboratório de Ecossistemas Aquáticos (LEA).O sistema é de baixo custo e pode ser recomendado para outros laboratórios que utilizam compostos similares nos ensaios de exposição, ou mesmo para melhorar a qualidade da água de uma gama muito grande de experimentos com diversos objetivos, empregando como animais de experimento os peixes, crustáceos e outros organismos aquáticos.

Além destas tecnologias, a Embrapa Meio Ambiente demonstra também a questão da agricultura sustentável com uma maquete da sustentabilidade e um conjunto de vasos de cultivo de ervas condimentares e aromáticas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro