Jovens rurais debatem demandas para o futuro no campo

27.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Felipe Rosa

Cerca de cem jovens situados na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé/RS participaram, nesta terça-feira (26), do Fórum Regional de Juventude Rural, realizado no município de Santa Margarida do Sul. O evento tem como proposta a criação de um espaço permanente de discussão das demandas dos jovens que vivem no meio rural.

No início das atividades do dia, os participantes – jovens, professores e extensionistas da Emater/RS-Ascar – explicaram o que cada município vem fazendo no âmbito da juventude rural. Os relatos foram realizados por representantes de oito municípios da região: Santa Margarida do Sul, São Gabriel, Alegrete, Hulha Negra, Uruguaiana, Rosário do Sul, Santana do Livramento e Manoel Viana.

Esta é a terceira edição do evento e, de acordo com a assistente técnica estadual (ATE) em Juventude Rural da Emater/RS-Ascar, Vera Carvalho, alguns avanços já puderam ser notados. “É possível perceber que os municípios têm levantado o debate da juventude rural em suas bases. Além disso, os jovens estão mais participativos, e já temos alguns exemplos positivos”, disse Vera.

Um destes casos de sucesso pode ser notado em Santana do Livramento. Segundo Luiz Alberto Costa, 17 anos, morador da zona rural do município, os jovens rurais têm se conscientizado de sua importância. “Sem a zona rural, a cidade praticamente não existe”, disse. Depois da participação nas conferências regional, estadual e nacional de juventude, os jovens de Livramento levaram adiante o debate e obtiveram uma conquista importante: a criação de uma Coordenadoria Municipal específica para a juventude.

Segundo Vera, há um planejamento para a juventude rural da região. “Estamos avaliando o que vem sendo feito e as dificuldades encontradas por cada município. Neste momento estamos trabalhando para fortalecer a juventude rural na região. Queremos que os nossos jovens façam escolhas conscientes, para que possam se construir como cidadãos”, pontuou a ATE de juventude.

Para a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Jacqueline Bragança, a forma de trabalhar a sucessão familiar é um dos pontos que merece destaque. “Temos trabalhado a sucessão familiar não apenas com os jovens, mas também estamos inserindo a família neste debate”, ressaltou.

O Fórum foi organizado pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Santa Margarida do Sul. Durante a abertura do evento, a prefeita do município, Cláudia Goulart Brasil, destacou a importância da juventude rural. “O trabalho que será desenvolvido por vocês é fundamental para o futuro do país”, frisou Cláudia. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Fernando Oliveira Filho, reforçou as palavras. “Vocês representam a continuidade do trabalho de suas famílias”, disse.

O evento contou, ainda, com uma apresentação musical e com a atuação de jovens alunos da Escola Marechal Hermes, de Santa Margarida do Sul, que abordaram, em uma peça teatral, o tema educação ambiental.

O Fórum teve a participação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025