Dia de Campo apresenta novas tecnologias em cereais de inverno
A Embrapa Gado de Corte, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), veiculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), abriu nesta quarta-feira (27), em sua sede, a 6ª edição da Jornada Científica da Embrapa Gado de Corte (JCEGC), que tem como tema principal a Ética na Pesquisa.
A palestra que abriu a jornada foi sobre o tema do evento: “Aspectos éticos da pesquisa com seres humanos e animais não humanos”, realizada pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Carlos Roberto Zanetti.
O tema ética não é novo na Embrapa e vem sendo discutido desde 2006 quando a empresa criou um grupo de trabalho para discutir o assunto. A Comissão de Ética da Embrapa (CEE) avalia e estuda propostas locais e corporativas com vistas a elaborar ações de trabalhos na empresa. A discussão está fundamentada em três pilares: A ética na pesquisa, na Embrapa enquanto empresa pública e nas relações interpessoais dos empregados.
O tema da Jornada deste ano foi escolhido tendo em vista a importância da sua aplicação e condutas frente aos desafios, explica a coordenadora do evento, pesquisadora Vanessa Felipe de Souza.
Foram inscritos 65 trabalhos na Jornada deste ano envolvendo várias áreas da pesquisa em gado de corte como melhoramento animal e vegetal, nutrição, pastagens, sanidade dentre outras. Como forma de incentivo, os participantes serão avaliados por uma comissão técnica e aqueles que obtiverem as maiores médias em suas apresentações e conteúdo de resumos receberão prêmios de “Destaque Científico da JCEGC”. As premiações serão divididas em categorias, quais sejam: iniciação científica com 39 inscritos, aperfeiçoamento técnico (3), mestrandos (16), doutorandos (6) e pós-doutorandos (1).
As apresentações acontecerão no auditório da Embrapa Gado de Corte, à BR 262 km 4, a partir das 8 horas e as portas estarão abertas aos interessados que quiserem assistir. O evento tem como objetivo principal valorizar o trabalho dos estudantes e dar oportunidade ao treinamento e exercício de suas futuras profissões, além de estimular o desenvolvimento e a criatividade científica.
Iniciação científica e papel social
Para efetivar a inscrição na 6ª Jornada a organização solicitou aos participantes a entrega de caixas de leite não perecíveis e o montante arrecadado foi mais de 250 litros de leite longa vida, informa a organização da Jornada. Os alimentos serão doados a duas entidades sem fins lucrativos, como o Centro de Apoio e Orientação à Criança no Jardim Leblon que atende cerca de 20 crianças e ao Asilo São João Bosco, que presta atendimento a mais de 130 pessoas. A entrega das caixas de leite será na manhã desta sexta-feira, dia 29, último dia do evento.
Para Vanessa Felipe os alunos estão empenhados e ansiosos com o evento que a cada ano, se consolida como uma das atividades de destaque da Unidade. Em sua opinião, além da Jornada proporcionar um ambiente aberto a discussões e à troca de conhecimentos é também uma oportunidade dos empregados tomarem ciência das pesquisas em andamento no Centro. “Todos poderão ver nas apresentações os resultados dos trabalhos dos quais participam direta ou indiretamente o que torna o processo muito gratificante, visto que todos têm seu trabalho reconhecido e divulgado”, ressalta Vanessa.
A programa das apresentações dos trabalhos pode ser conhecido na página eletrônica da Embrapa Gado de Corte: http://www.cnpgc.embrapa.br/eventos/2010/jornada6/index.htm
Eliana Cezar
Embrapa Gado de Corte
(67) 3368-2142
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura