Projeto avalia lodo de esgoto e solos de diferentes áreas agrícolas

26.10.2010 | 21:59 (UTC -3)

Entre os desafios da Rede Agrorecicla está a proposta de avançar em pesquisas sobre a adição de diferentes resíduos aos solos agrícolas, a fim de avaliar os efeitos sobre a produtividade das plantas e o impacto ao meio ambiente, especialmente relacionado a metais pesados. Os resultados desta ação serão apresentados durante o I Workshop da Rede Agrorecicla, que será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, na Embrapa Instrumentação Agropecuária, São Carlos-SP, que lidera o projeto geral intitulado “Caracterização, Aproveitamento e Geração de Novos Produtos de Resíduos Agrícolas, Agroindustriais e Urbanos”.

 

A pesquisa trata da caracterização qualitativamente e quantitativamente, por meio de métodos convencionais e espectroscópicos, da composição de lodo de esgoto e da avaliação de solos provenientes de áreas agrícolas, de preferência cultivadas com cana-de-açúcar ou eucalipto, que receberam lodo de esgoto. A atenção especial da pesquisa é quanto à concentração e formas químicas dos metais pesados presentes no resíduo e no solo e os limites estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cestesb).

 

O projeto é composto de planos de ação e, dentro destes, de várias atividades. Esta ação está sendo coordenada pela pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Adriana Marlene Moreno Pires, mas envolve atividades com pesquisadores de outras unidades, como a Embrapa Florestas, Embrapa Solos, Embrapa Instrumentação Agropecuária e uma empresa incubada, a Aliança Orgânica. “Atributos químicos de solos que receberam lodo de esgoto foram avaliados com o objetivo de gerar resultados que subsidiem a legislação vigente sobre o uso agrícola desse resíduo, principalmente no que se refere aos contaminantes”, salienta Adriana.

 

Uma das atividades desenvolvidas refere-se às pesquisas com uso de resíduos de operações florestais como casca, cinza de caldeira e serragem em solos cultivados com florestas. A Embrapa Florestas e a Embrapa Instrumentação Agropecuária estão realizando análises de amostras de solos em três locais onde os resíduos foram utilizados: em Guarapuava (PR), Rio Negrinho (SC) e Botucatu (SP).

 

Outra pesquisa em desenvolvimento trata da aplicação de resíduos da construção civil na agropecuária. Este estudo está sob a responsabilidade da Embrapa Instrumentação Agropecuária, que está caracterizando e avaliando a eficiência desse material em alfafa. Também constam pesquisas com processo de compostagem visando à produção de fertilizantes orgânicos a partir de resíduos de aves, desenvolvidas pela Embrapa Solos.

 

Joana Silva

Embrapa Instrumentação Agropecuária

(16) 2107-2901

jo@cnpdia.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro