Dia de Campo apresenta novas tecnologias em cereais de inverno

26.10.2010 | 21:59 (UTC -3)

Cultivares, manejo, pragas e doenças em culturas de inverno são temas das estações no Dia de Campo da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), que acontece nesta quarta-feira (27). A programação será voltada a estudantes no turno da manhã (início às 8h30) e para profissionais no turno da tarde (14h).

 

No trigo, a novidade é a cultivar BRS 327, uma parceria da Embrapa Trigo com a Embrapa Transferência de Tecnologia - Escritório de Negócios de Passo Fundo e a Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa. Desenvolvida com o objetivo de atender a demanda do setor moageiro, a BRS 327 apresenta como características industriais a classe comercial pão, farinha branca, alto PH e peso de mil grãos elevados, com estabilidade de força e qualidade de glúten. Para o produtor, a cultivar atrai pelos quesitos agronômicos, como iclo precoce, estabilidade e alto potencial de rendimento, sanidade com moderada resistência a doenças de espiga como giberela e septoriose, moderada resistência a manchas foliares e resistência a viroses. Apresenta, ainda, moderada resistência à geada na fase vegetativa, à debulha e à germinação na espiga. A produtividade média chega aos 3.700 kg/ha (quilos por hectare). No Dia de Campo, também serão apresentados futuros lançamentos da Embrapa Trigo.

 

Na cevada, a BRS Brau - lançada na última semana no WinterShow, em Guarapuava, PR - foi desenvolvida pela Embrapa Trigo em parceria com a AmBev e Cooperativa Agrária. O porte baixo da cultivar, com 76 cm de altura, garante boa resistência ao acamamento. Indicada para a Região Sul, o potencial produtivo pode chegar a 6.200 kg/ha. A classificação média é superior a 85% de grãos Classe 1, com malte de qualidade que atende as especificações estabelecidas pela indústria cervejeira.

 

Em triticale, será apresentada a BRS Saturno, resistente a debulha, oídio e ferrugem da folha. O potencial de redimento é de 8 mil kg/ha, indicada para as regiões frias do RS, SC, PR, sul de SP e MS.

 

Na integração lavoura-pecuária o produtor poderá conferir os melhores sistemas para associar a produção animal (carne, lã ou leite) com cultivo de grãos. O planejamento de forragens e a utilização de cultivares de duplo-propósito nas lavouras de inverno são temas que ganham destaque na apresentação da Embrapa Trigo.

 

Um dos temas que mais chamou a atenção do produtor de trigo neste ano, a bacteriose, faz parte da estação de pragas e doenças. Assim, como a presença das bactérias nos cereais, outras doenças relacionadas ao clima, como viroses, giberela, ferrugem e manchas foliares estarão a mostra no dia de campo.

 

Além dos cereais, a canola conta com uma estação no evento para tratar das especificidades no manejo da cultura, principalmente na colheita.

 

A programação do Dia de Campo Institucional da Embrapa Trigo está disponível no site http://www.cnpt.embrapa.br/eventos. Informações na Área de Comunicação e Negócios, através do telefone 54-3316-5927.

 

Joseani M. Antunes

Embrapa Trigo

(54)3316.5800

joseani@cnpt.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro