Integração entre soja e abelhas abre Simpósio da Agricultura em Mato Grosso do Sul
Evento acontece no dia 13 de maio, no auditório do Sindicato Rural de Dourados, durante a 58ª ExpoAgro
10.05.2024 | 14:58 (UTC -3)
Lebna Landgraf
A integração entre soja e abelhas será o tema de abertura do Simpósio da Agricultura, a ser realizado no dia 13 de maio, das 7h30 às 16h, no auditório do Sindicato Rural de Dourados, durante a 58ª ExpoAgro, a realizar-se em Dourados (MS). O Simpósio é organizado pelo Sindicato Rural de Dourados e pelo Grupo de Plantio Direto na Palha, com o apoio da Embrapa.
O pesquisador Décio Gazzoni, da Embrapa Soja, fará a palestra de abertura do evento no dia 13, às 8h, em que abordará os resultados de pesquisa que mostram ser possível a convivência harmônica entre sojicultura e apicultura, com vantagens para ambas as atividades. Segundo o pesquisador, a florada da soja pode ser usada como pasto apícola, pelos criadores de abelhas, especialmente de Apis melífera a abelha africanizada), em períodos de pouca disponibilidade de alimento. “Além disso, podemos afirmar que, sob condições adequadas de visitação, a produtividade de soja pode ser incrementada em cerca de 13% pelo processo de polinização propiciado pela visitação das abelhas na soja”, diz Gazzoni. “Essa integração também reduz em 13% as emissões de gases de efeito estufa, melhorando significativamente a sustentabilidade dos sistemas de produção de soja”, reforça.
Dentro dessa temática, a engenheira agrônoma e proprietária da GeoApis Elaine Basso, irá abordar os principais conceitos e práticas do Programa de Manejo de Pragas da Soja e como a sua adoção pode favorecer as boas práticas na produção de soja, com ênfase positiva na integração com apicultura. Na sequência, estão previstos depoimentos de agricultores e apicultores para abordar os desafios e as potencialidades dessas atividades. O Simpósio contará ainda com outras temáticas como Rotação de culturas, Diversificação de culturas e estrutura do solo, Biofertizantes, Irrigação e Sustentabilidade, Culturas para safrinha em Mato Grosso do Sul, assim como Corretivos de acidez do solo.
Programação do evento
07h30│ Abertura
Palestrante: Presidente do GPP - Engenheiro Agrônomo Mário José Maffini