Embrapa lança cultivares de soja para o Centro-Oeste
Os novos materiais foram desenvolvidos por meio de parceria entre Embrapa e Fundação Meridional
Instituições que atuam na verificação agrícola, monitoramento e conformidade de grãos precisam submeter uma metodologia detalhada para obter credenciamento conforme a Portaria SDI/Mapa nº 739. O processo envolve o envio prévio de uma metodologia para teste de bancada, que será analisada pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura (Mapa).
A metodologia, que deve ser enviada em língua portuguesa, deve descrever minuciosamente todas as etapas do processo, desde a entrada dos dados até a geração dos resultados.
Além disso, é necessário incluir diagramas ilustrativos que apresentem o fluxo de infraestrutura do ambiente utilizado para a classificação de culturas e cálculo de produtividade.
Outro requisito importante é o relatório de acurácia dos modelos de inteligência artificial. A análise deve conter dois indicadores específicos: o R² (coeficiente de determinação) e o Score CV (pontuação de validação cruzada), que são essenciais para avaliar a eficácia dos modelos utilizados.
O documento cadastrado deve ser assinado pelo responsável legal da instituição. Também será necessário incluir uma declaração de responsabilidade, afirmando que o processo descrito será seguido durante o teste de bancada. Não serão permitidas alterações na metodologia após a sua submissão.
O regramento completo pode ser lido no link abaixo...
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura