InnerPlant, John Deere e Syngenta desenvolverão produto para combater fungos na soja

A ideia é conectar plantas que emitem sinais precoces e específicos quando sob ataque de fungos com tratamentos otimizados de proteção de cultivos; a InnerPlant cria as cultivares

08.11.2023 | 09:41 (UTC -3)

A InnerPlant, a Syngenta e a John Deere anunciaram esforço conjunto para desenvolver produto integrado para combater fungos na soja. A ideia é conectar plantas que emitem sinais precoces e específicos quando sob ataque de fungos com tratamentos otimizados de proteção de cultivos. Não foram fornecido detalhes sobre o negócio em si, nem sobre etapas de desenvolvimento.

“As doenças fúngicas são um problema enorme e crescente enfrentado pelos agricultores que já enfrentam grandes riscos nas suas operações”, explica Shely Aronov, CEO e cofundadora da InnerPlant.

“Uma solução que liga sinais diretamente das respostas fisiológicas das plantas à entrega individualizada e precisa de insumos otimizados facilitará a vida dos agricultores, proporcionando maior eficácia e eficiência.”

Globalmente, as culturas são atacadas por doenças fúngicas que resultam em perdas substanciais de rendimento. E o problema piora, de acordo com especialistas que citam as alterações climáticas e a crescente resistência aos fungicidas comuns como contribuindo para o rápido aumento dos ataques de fungos que ameaçam o abastecimento alimentar mundial e uma “catástrofe global de saúde”.

“A tecnologia da InnerPlant permite a detecção de doenças de plantas o mais cedo possível, identificando doenças de plantas que, de outra forma, muitas vezes não seriam detectadas ou tratadas”, afirma Feroz Sheikh, diretor de informação e digital da Syngenta.

“Estamos felizes em participar desses testes iniciais com nossos parceiros. Soluções integradas e inovadoras são um caminho crítico para gerir o impacto crescente das doenças da soja e garantir que os agricultores tenham as ferramentas necessárias para alimentar o mundo.”

Precisão integrada

A InnerPlant cria cultivares que emitem sinais ópticos específicos quando estão sob estresse causado por ataques de patógenos, como infecções fúngicas. Esses sinais são visíveis a partir de máquinas e satélites até duas semanas antes de o estresse ser visível ao olho humano no nível de campo. Os dados dos sinais de cultivo fornecem alerta precoce de um ataque em nível de planta individual para ajudar um especialista em proteção de cultivos a otimizar o uso de um produto da Syngenta para o tratamento de necessidades específicas. A tecnologia "See & Spray" da John Deere permite que os tratamentos sejam variados e aplicados apenas quando necessário para evitar danos causados por fungos na colheita.

“Estamos entusiasmados em ver a Syngenta unir esforços para desenvolver uma solução para melhorar os resultados dos clientes”, afirma Dan Leibfried, diretor de sistemas de produção de milho e soja da John Deere. “Esta é a primeira vez que projetamos plantas, equipamentos e insumos em uma solução integrada e otimizada enquanto trabalhamos para tornar os agricultores mais eficientes e lucrativos.”

A aprovação do produto principal da InnerPlant foi anunciada pela Revista Cultivar em 19-07-2023: “InnerPlant recebe aprovação do USDA para seu principal produto comercial”.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro