Inmet: previsão do tempo entre 30 de junho e 07 de julho

São previstas chuvas no Norte e litoral do Nordeste e Sudeste; enquanto o interior do país terá tempo seco e frio

30.06.2025 | 15:55 (UTC -3)
Inmet, edição Revista Cultivar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (30/6) a previsão do tempo para o período entre 30 de junho e 7 de julho de 2025. Segundo o modelo numérico Cosmo, estão previstas chuvas volumosas no norte da Região Norte e no leste das regiões Sudeste e Nordeste, com acumulados que podem ultrapassar os 50 milímetros. Nas demais áreas do país, a tendência é de tempo seco e queda na umidade relativa do ar, especialmente no nordeste de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e centro-oeste de Minas Gerais.

De acordo com o Inmet, as instabilidades devem se concentrar no centro-norte do Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, onde os volumes de chuva podem superar os 50 mm. Por outro lado, não há previsão de precipitações para o leste do Acre, Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, além do Tocantins.

No interior do Nordeste, também não são esperadas chuvas, com destaque para a redução da umidade relativa do ar no sul do Piauí e do Maranhão, assim como no oeste da Bahia. Já no litoral da região, principalmente no leste da Bahia, Sergipe, Alagoas e extremo noroeste do Maranhão, os acumulados podem ultrapassar os 20 mm.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o início da semana deve ser marcado por chuvas entre 30 e 50 mm no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nas demais áreas, o tempo segue firme, com baixos índices de umidade. No Sul, apenas o leste do Paraná deve registrar chuvas, com volumes inferiores a 20 mm. Nas demais áreas da região, a previsão é de tempo estável ao longo da semana.

Figura 1: previsão de chuva (23 a 30 de junho de 2025); fonte: Inmet
Figura 1: previsão de chuva (23 a 30 de junho de 2025); fonte: Inmet

Temperaturas

A previsão também indica temperaturas máximas elevadas no sul da Região Norte e no norte das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Os maiores valores devem ocorrer no dia 3 de julho, abrangendo o sudeste do Amazonas, centro-sul do Pará, norte do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí. Nessas áreas, os termômetros podem ultrapassar os 35°C.

Em contraste, no leste do Nordeste e em partes das regiões Sudeste e Centro-Oeste, as máximas devem ficar abaixo dos 28°C. Já no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, leste do Paraná e de São Paulo, além do sul de Minas Gerais, as máximas não devem passar dos 18°C.

As temperaturas mínimas permanecem elevadas na Região Norte e no norte do Nordeste, com registros acima de 24°C. No centro-sul do país, predominam mínimas inferiores a 18°C.

Entre os dias 30 de junho e 3 de julho, a atuação de uma massa de ar frio deve provocar queda acentuada nas temperaturas no Sul do Brasil. No sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os termômetros podem registrar mínimas abaixo dos 6°C, com possibilidade de geadas nas áreas de maior altitude.

Esse sistema deve avançar ao longo da semana, provocando declínio de temperatura também no Acre, sul de Rondônia, oeste e sul do Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. A partir do dia 5 de julho, as temperaturas podem cair abaixo dos 10°C no sul de Minas Gerais e em São Paulo.

Figura 3: previsão de temperatura máxima para o dia 03 de julho de 2025 às 15h (horário de Brasília); fonte: Inmet
Figura 3: previsão de temperatura máxima para o dia 03 de julho de 2025 às 15h (horário de Brasília); fonte: Inmet

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025