Coasul – unidades de Dois Vizinhos e Renascença
Apresentar o seguro como ferramenta de gestão do agronegócio, visando a estabilidade de renda do produtor, é o objetivo da palestra “Seguros rurais”, apresentada pela engenheira agrônoma e escritora de Riscos do Grupo BB Mapfre, Aline Arruda Milani, no dia 7, durante a TECNOSHOW COMIGO, em Rio Verde. Na ocasião, estudantes, produtores e empresários puderam conferir detalhes sobre o tema, esclarecer dúvidas e aprender a tirar o melhor proveito dos produtos oferecidos pelas seguradoras.
Em todo o País, a contratação de seguros rurais, sobretudo agrícolas, vem aos poucos ganhando espaço e atingindo maturidade. Os riscos climáticos, como chuva excessiva, secas, geadas e incêndios, integram as contratações mais populares entre os produtores. Aline Arruda explica que a principal vantagem de se contratar um seguro é a estabilidade de renda, uma garantia para que o produtor consiga investir no ano seguinte e minimize a perda de receita em decorrência dos imprevistos. Com a solidez da atividade, a geração de renda e emprego também ficam garantidas, beneficiando assim toda a cadeia produtiva. “O produtor rural é um empresário, ele precisa se manter competitivo na atividade”, destaca a especialista.
“Hoje em dia o produtor já reconhece o seguro como ferramenta de gestão e mitigação de riscos”, pontua Aline Arruda. Ela conta que as contratações começaram a ganhar força em 2007, quando foi estabelecido o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro, medida que tornou a adesão mais acessível. Para se ter uma ideia da evolução neste cenário, o montante liberado pelo Governo Federal passou de R$ 2,3 milhões em 2005 para R$ 318 milhões efetivamente utilizados em 2012. Conforme as regras mais recentes, referentes ao ano de 2013, a subvenção básica é de 40%, independentemente da cultura.
Aprendizado em campo
Há seis anos trabalhando em uma fazenda de Rio Verde, a encarregada de tesouraria Letícia Cristine Pires, 26, que é graduada em Administração, viu na palestra uma oportunidade de aprender mais sobre seguros rurais, como funcionam, qual a viabilidade, taxas de juros e documentação.
O pecuarista de corte Walter de Carvalho, 49, mora em Jataí e escolheu a palestra para se informar melhor sobre o seguro agrícola, já que pretende iniciar o plantio de soja em sua propriedade a partir de outubro.
Acompanhado de um grupo de amigos que optaram pela palestra por indicação de um professor da área de agronegócios, o estudante de Agronomia Victor Hugo Baião, 26, veio aprofundar o conhecimento. Após o término da TECNOSHOW, o grupo compartilhará na faculdade as informações obtidas, com a redação de um relatório sobre a palestra.
Para o trainee Hugo Bonetti, 26, toda informação é importante, principalmente quando se é recém-chegado a um município. Trabalhando em uma multinacional agrícola, ele se mudou de São Paulo para Rio Verde esta semana e, pela primeira vez, prestigia o evento. “Difundir essa ideia de seguro rural, ainda pouco praticada no Brasil, é muito importante”, destaca.
Ficha Técnica
TECNOSHOW COMIGO 2014
Local: CTC – Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Período: 7 a 11 de abril de 2014 (segunda a sexta-feira)
Horário: 8 às 18 horas
Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição e Dinâmicas de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.
Entrada: Gratuita
Site: www.tecnoshowcomigo.com.br
Twitter: @tecnoshowcomigo
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura