Artigo - A importância do controle de qualidade de sementes
Com a perspectiva de facilitar a cooperação em prol do desenvolvimento endógeno e trazer o debate acerca do reconhecimento e valorização das potencialidades do território definido como Alto Camaquã, ocorre sexta-feira (05/12), no município de Pinheiro Machado/RS, o segundo Fórum do Alto Camaquã.
O evento marcado para as 09h., no CTG Lila Alves tem como meta reunir instituições e demais atores sociais para discutir ações que possibilitem a criação de forma coletiva e consciente do Programa de Desenvolvimento Territorial do Alto Camaquã. Para isso, o reconhecimento e a valorização do território, que é composto por seis municípios (Bagé, Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e, em menor proporção os municípios de Dom Pedrito e Hulha Negra) são prioridades como ações de desenvolvimento respeitando as condições ecológicas, culturais e econômicas do território.
O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul – Unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa - e idealizador do Fórum, Marcos Borba destaca que o Fórum é um ambiente para pensar e propor estratégias inovadoras dentro de uma concepção de desenvolvimento como ação intencional dos atores (pessoas, instituições, empresas, entre outros) do Alto Camaquã.
PROGRAMAÇÃO:
09h – Saudação dos prefeitos/ representantes
09h15min – Relato e avaliação dos trabalhos da CT e da Coordenação
10h15min – O pacto territorial: consolidação da integração regional através da formalização do consórcio de cidades - Palestrante: Marcos Borba – Embrapa Pecuária Sul
12h – Almoço
13 h – Elaboração de Estratégia Regional para o ano de 2009
- Ações com objetivos e metas comuns instituídas nos planos de Governo;
- Prospecção de recursos (financeiros, humanos materiais);
- Identificação de oportunidades representadas pelos programas governamentais
Palestrante: Estevãn Oliveira – Unipampa
14h30min – Debates Livres
Marcelo Pimenta e Cristiane Betemps
Embrapa Pecuária Sul
www.cppsul.embrapa.br / (53) 3242 8499
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura