Fazenda Experimental da Epamig completa cinco anos

02.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

A Fazenda Experimental Risoleta Neves (FERN), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), completa cinco anos nesta sexta-feira (05/12). Com 22 projetos de pesquisa em execução, a unidade deu início, na semana passada, à construção de um laboratório de micropropagação. Com ele, estará apta a fornecer ao mercado mudas de alta qualidade, ou seja, totalmente isentas de doenças. Além disso, o espaço será utilizado para a realização de pesquisas e treinamentos e absorver estagiários, bolsistas e estudantes de mestrado e doutorado. Para a aquisição do laboratório, estão sendo investidos mais de R$ 400 mil, numa parceria entre EPAMIG, Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Universidade Federal de São João del-Rei.

Pioneiro em Minas Gerais, o Programa de Floricultura da EPAMIG está sediado na FERN. A idéia é que a fazenda se torne modelo para o estado, apresentando a floricultura como fonte de renda alternativa às atividades tradicionais, como é o caso da produção de leite, a mais comum na região Campos das Vertentes.

Os demais projetos de pesquisa da FERN são das áreas de olericultura, fruticultura, bovinocultura, além da produção de sementes e mudas. Para se ter uma idéia da abrangência da atuação da EPAMIG nos Campos das Vertentes, anualmente, cerca de 250 produtores de 10 municípios conveniados recebem aproximadamente 150 toneladas de mudas de cana-de-açúcar de três variedades melhoradas geneticamente e testadas na FERN. O objetivo do projeto é que cada produtor se torne um multiplicador e que estas variedades cheguem ao maior número possível de agricultores da região.

O programa de bovinocultura trabalha com o gado F1 HZ, em atendimento às demandas da região, uma das maiores bacias leiteiras de Minas Gerais.

A pesquisa em olericultura também é desenvolvida para atender às demandas dos produtores da região, que inclui municípios conhecidos como integrantes dos “cinturões verdes de Minas Gerais”, como é o caso de Lagoa Dourada e Carandaí. São desenvolvidas pesquisas com repolho, alface, batata baroa, beterraba, cebola de cabeça, dentre outras.

Com a fruticultura, a EPAMIG mostra que a atividade constitui um excelente negócio para consórcio com o leite, já que a experiência revela que o sucesso da produção rural demanda diversificação.

Na FERN, também estão sendo desenvolvidos programas de pesquisa com milho e soja, culturas inéditas na região, mas que as pesquisas demonstram que são boas alternativas para a rotação de culturas.

A FERN já é reconhecida na região como fonte de novas tecnologias e uma unidade do Governo à disposição dos municípios e produtores rurais. Prova disto são os concorridos encontros de prospecção de demandas e os projetos resultantes que têm atendido às demandas de diversos municípios dos Campos das Vertentes com implantação de unidades demonstrativas de frutíferas, milho, soja e cana-de-açúcar; realização de visitas e palestras técnicas, dias de campo em propriedades particulares e na Fazenda Experimental Risoleta Neves. Nesses locais e eventos, todos abertos às comunidades, qualquer pessoa tem acesso às informações e orientações da EPAMIG no que diz respeito ao processo de produção, desde o plantio até a colheita.

Criada em dezembro de 2003, a Fazenda Experimental Risoleta Neves está localizada em São João del-Rei, nas dependências do campus Tancredo Neves (CTAN) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Com a instalação da fazenda nesse local, a EPAMIG reacendeu a vocação deste espaço, que já abrigou uma escola de práticas agrícolas e educacionais em sistema de internato, que funcionou até o início de 2002.

A EPAMIG inaugurou, com a FERN, um modelo inovador de gestão, em que todas as decisões relativas à administração e pesquisa são avaliadas e decididas por um conselho gestor multidisciplinar, a quem também são prestadas contas do trabalho. O Conselho da FERN reúne representantes da EPAMIG, UFSJ, Emater, Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (Amver), Sindicato dos Produtores Rurais de São João del-Rei e Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei (ACI del-Rei).

Foi na FERN que a EPAMIG implantou o Programa Microrregional de Desenvolvimento do Agronegócio (PRODESAG), criado com o objetivo de fazer com que a EPAMIG esteja mais presente nos municípios, a partir da abertura de suas unidades para a sociedade através da disponibilização de suas pesquisas e tecnologias geradas e da gestão compartilhada. A meta é incentivar a sociedade a se tornar parceira da empresa, o que possibilita uma maior aproximação, além da promoção e auto-sustentação do agronegócio. Na região dos Campos das Vertentes, 10 municípios já são parceiros da EPAMIG através do PRODESAG. Até o momento, mais de 600 atividades foram desenvolvidas nesses municípios neste ano, entre visitas técnicas, dias de campo, palestras, instalação de unidades demonstrativas, dentre outras. Dois municípios tiveram seus diagnósticos da pecuária leiteira divulgados pela EPAMIG e mais seis estudos estão sendo produzidos em mais quatro municípios da região.

Fonte: EPAMIG - (31) 3489.5022 / 3489.5023

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024