Harbot Agro Pilot chega ao Brasil e pretende 20% do mercado

Produtos da Harbot FZCO usam redes neurais de “Deep Learning” em tarefas agronômicas; ele permite que as máquinas "vejam" e "entendam" o ambiente no campo

22.01.2024 | 15:47 (UTC -3)
Revista Cultivar

A Harbot FZCO marca sua entrada no mercado agrícola brasileiro em 2024. A empresa introduz o Harbot Agro Pilot. Conforme a empresa, este sistema é pioneiro no uso de redes neurais de "Deep Learning" em tarefas agronômicas. Ele permite que as máquinas "vejam" e "entendam" o ambiente no campo. A tecnologia se destaca dos sistemas convencionais de direção automática, que podem apresentar riscos em áreas de sinal de GPS instável.

O Harbot Agro Pilot opera de forma autônoma. Ele reduz a dependência do GPS. Isso resulta em economia de custos e aumento da eficiência. O sistema também permite operações noturnas, o que acelera o processo de colheita.

Ilha Shkabara, CEO da Harbot FZCO, destaca as vantagens do sistema. Ele menciona a redução no tempo de colheita (até 25%) e nas perdas de produção (até 13%). O sistema também diminui o consumo de combustível (até 5%). Além disso, aumenta a produtividade do operador (até 25%). A tecnologia evita colisões, garantindo segurança total, finaliza.

O kit do Harbot Agro Pilot inclui diversos componentes. Entre eles, uma unidade de controle automático, câmeras de vídeo e um monitor.

É assim que a inteligência artificial "vê" uma cena de campo
É assim que a inteligência artificial "vê" uma cena de campo

Máquinas que podem receber o Harbot Agro Pilot

Ilha Shkabara conta que o piloto automático pode ser instalado em 27 modelos de colhedoras e 20 modelos de tratores como, por exemplo: John Deere, New Holland, Case, CLAAS... "A instalação é bastante simples e pode ser concluída em um dia por um engenheiro. Se houver sistema de treinamento para direção automática a bordo, a instalação do piloto automático leva menos de 4 horas", explica.

Se não houver tal sistema, um pequeno bloco é adicionado ao sistema hidráulico. Câmeras externas são montadas no teto da colheitadeira e tudo o que resta é colocar convenientemente o monitor na cabine do motorista.

"A calibração final do sistema e treinamento do agricultor ocorre em conjunto com nosso engenheiro e leva até 40 minutos", acrescenta Shkabara

Perspectivas de mercado

O número de revendedores deve aumentar para cinco em 2024 nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. "Também estamos planejando assinar um acordo para o desenvolvimento conjunto do piloto automático Harbot Agro Pilot com fabricantes brasileiros de pulverizadores autopropelidos, o que permitirá levá-los ao nível mais moderno, que superará os análogos importados", diz Shkabara

"No total, a Harbot FZCO planeja capturar 20% do mercado brasileiro nos próximos três anos."

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro