China aprova novas cultivares geneticamente modificadas
Dentre elas estão a DBN8002 e a DP202216; as permissões são válidas por cinco anos, a partir de 2 de janeiro de 2024
Entre os dias 21 a 26 de janeiro, praticamente toda a Região Nordeste terá registro de chuva volumosa, afirma o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os volumes de chuva podem ter acumulados superiores a 100 milímetros (mm) no período. A previsão indica ainda que, a partir do domingo (21), essa chuva mais expressiva deve atingir, principalmente, os estados da Bahia, Piauí e Ceará (figura 1).
Isso acontecerá porque alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como por exemplo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão no oceano, contribuirão para a ocorrência dessas pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
Apesar da possibilidade de causar transtornos, a chuva intensa será responsável também por mudar o cenário quente e seco registrado nesta semana, especialmente no semiárido. Além disso, a chuva ainda vai colaborar para o aumento da umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água.
O Inmet destaca que está monitorando a situação e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura