Grupo Pitangueira recebe as duas principais distinções para macho braford

02.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Criador há 40 anos, Pedro Monteiro Lopes do Grupo Pitangueira, de Itaqui, recebeu por conta de dois machos braford de seu plantel as distinções de Grande Campeão e Reservado de Grande Campeão em julgamento da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

A cerimônia ocorreu terça-feira (01/09), na Expointer. A premiação principal foi entregue pelo Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócios, João Carlos Machado, ao lado do presidente da entidade, Fernando Lopa.

Segundo o jurado da prova, Fernando Mattos – criador e ex-presidente da Sociedade de Criadores de Braford do Uruguai – o macho vencedor, de nome Pitangueira 38-G220 e Box 1586, chamou atenção desde que entrou na pista. “Ele é um touro muito destacado, mesmo tendo disputado em uma categoria numerosa e de boa qualidade. O animal tem caracterização racial bem definida, prepúcio correto, é masculino e bem equilibrado”, avaliou Mattos. Para o jurado, os animais em pista evidenciaram o melhoramento da genética da raça. “Hoje, nota-se uma homogeneidade maior dentro da variedade de tipos possíveis para o braford. Isso define que existem várias cabanhas nível top no Rio Grande do Sul, o que é resultado do trabalho dos técnicos e da ABHB”, observou. O Reservad o de Grande Campeão foi o touro Pitangueira 38-G84 do Box 1587. Lopes, o criador, comentou que as vitórias foram satisfatórias e surpreendentes. “Todas as apresentações em pista foram de animais melhoradores. É uma genética primorosa e os criadores estão de parabéns.”

Mais informações: ABHB .

/

Lorena Riambau Garcia

Associação Brasileira de Hereford e Braford

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025