Financiamento facilitado e condições climáticas devem aquecer mercado, aposta Massey Ferguson
Criador há 40 anos, Pedro Monteiro Lopes do Grupo Pitangueira, de Itaqui, recebeu por conta de dois machos braford de seu plantel as distinções de Grande Campeão e Reservado de Grande Campeão em julgamento da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).
A cerimônia ocorreu terça-feira (01/09), na Expointer. A premiação principal foi entregue pelo Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócios, João Carlos Machado, ao lado do presidente da entidade, Fernando Lopa.
Segundo o jurado da prova, Fernando Mattos – criador e ex-presidente da Sociedade de Criadores de Braford do Uruguai – o macho vencedor, de nome Pitangueira 38-G220 e Box 1586, chamou atenção desde que entrou na pista. “Ele é um touro muito destacado, mesmo tendo disputado em uma categoria numerosa e de boa qualidade. O animal tem caracterização racial bem definida, prepúcio correto, é masculino e bem equilibrado”, avaliou Mattos. Para o jurado, os animais em pista evidenciaram o melhoramento da genética da raça. “Hoje, nota-se uma homogeneidade maior dentro da variedade de tipos possíveis para o braford. Isso define que existem várias cabanhas nível top no Rio Grande do Sul, o que é resultado do trabalho dos técnicos e da ABHB”, observou. O Reservad o de Grande Campeão foi o touro Pitangueira 38-G84 do Box 1587. Lopes, o criador, comentou que as vitórias foram satisfatórias e surpreendentes. “Todas as apresentações em pista foram de animais melhoradores. É uma genética primorosa e os criadores estão de parabéns.”
Mais informações: ABHB .
/
Lorena Riambau Garcia
Associação Brasileira de Hereford e Braford
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura