GreenLight estreia no Brasil com Fortivance, solução contra pragas

Tecnologia exclusiva maximiza inseticidas e contribui para sustentabilidade

12.08.2025 | 17:47 (UTC -3)
Cristina Cassis

A GreenLight Biosciences, empresa global de biotecnologia focada em soluções inovadoras baseadas em RNA para a agricultura, anuncia o seu primeiro produto no Brasil: Fortivance, um maximizador da ação de inseticidas e marca a chegada da empresa ao país com uma proposta tecnológica inédita no mercado.

Formulado com base em ingredientes de origem biológica como beta-glucanos, Fortivance é capaz de interagir com o líquido do trato digestivo das pragas, regulando seu pH, protegendo os inseticidas de serem degradados e oferecendo uma maior eficácia.

“Com muito orgulho, nossa trajetória no agronegócio brasileiro começa com uma inovação que entrega resultados concretos ao produtor rural. Fortivance otimiza cada gota dos inseticidas aplicados, não apenas melhorando suas características físicas de aplicação, mas atuando diretamente na redução da degradação da molécula química, mantendo os ativos mais estáveis e biodisponíveis para sua ação eficaz diretamente na praga. Com isso, oferecemos ao agricultor mais eficiência no controle, menos desperdício e maior retorno sobre o investimento”, afirma Areadne Zorzetto (na foto acima), Diretora de Marketing e Vendas da GreenLight Biosciences na América Latina.

A descoberta de Fortivance aconteceu durante os estudos avançados da GreenLight Biosciences no desenvolvimento de uma solução RNA voltada para o controle de lagartas, uma das principais pragas da agricultura. Durante esse processo, a equipe de cientistas identificou um potencial inovador no ajuste do pH do trato digestivo das pragas, o que levou à criação de uma formulação exclusiva capaz de potencializar os inseticidas convencionais. Esse avanço reforça a capacidade da empresa de gerar soluções disruptivas mesmo a partir de trajetórias de pesquisa em diferentes frentes.

Esse mecanismo inovador atua ajustando a alcalinidade no trato intestinal da lagarta – geralmente com pH em torno de 10 – para níveis mais favoráveis à ação dos defensivos (entre 7 e 8). O resultado é uma otimização do efeito inseticida, redução de perdas por degradação enzimática e melhor aproveitamento dos insumos aplicados. 

Os resultados de campo já são evidentes: quando combinado a inseticidas, Fortivance pode proporcionar até 25% mais proteção em relação ao uso exclusivo de inseticidas, oferecendo aos produtores uma solução eficiente e de alto desempenho. 

Zorzetto também destaca que o adjuvante está em sintonia com as demandas atuais do mercado: “Além da performance, Fortivance traz ingredientes sustentáveis e está alinhado com a busca por soluções mais seguras, de menor impacto ambiental e compatíveis com os programas de manejo integrado de pragas. É uma ferramenta moderna, eficiente e consciente.” 

Além de seu diferencial de atuação, Fortivance apresenta alta compatibilidade e estabilidade em misturas em tanque, é biodegradável, não apresentou registros de fitotoxicidade nas culturas e condições testadas e tem validade de dois anos. 

“Acreditamos que o futuro da agricultura está na união entre ciência avançada e respeito ao meio ambiente. Fortivance é o primeiro passo da GreenLight Biosciences para entregar esse futuro hoje, no campo brasileiro”, conclui Zorzetto.

Além do lançamento de Fortivance, a GreenLight Biosciences já está mobilizando esforços para introduzir no Brasil sua plataforma exclusiva de soluções RNA, com foco no controle preciso de pragas e na sustentabilidade do manejo agrícola. O país está entre os principais mercados estratégicos da empresa, que enxerga na agricultura brasileira um terreno fértil para inovação biotecnológica que respeita o meio ambiente e oferece alta performance no campo.

Fortivance já está disponível nas principais revendas do país.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025