Greening no cinturão citrícola apresenta diferentes realidades em cada região

Levantamento anual rea­lizado pelo Fundecitrus sobre a incidência de greening mostrou que 22,37% das árvores do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro estão doentes

23.02.2022 | 14:45 (UTC -3)
Fundecitrus
- Foto: Divulgação Fundecitrus
- Foto: Divulgação Fundecitrus

O levantamento anual rea­lizado pelo Fundecitrus sobre a incidência de greening mostrou que 22,37% das árvores do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro estão doentes, o que re­presenta um aumento de 7,2% em relação a 2020.

Apesar de ser o maior índice desde a identificação da doença no Brasil, em 2004, e o quarto ano consecutivo de crescimento, o presidente do Fundecitrus, Lou­rival Carmo Monaco, destaca que a melhor forma de compreender a presença e a gravidade da doença é analisá-la regionalmente.

“Os dados são um verdadei­ro alerta para o setor: o greening cresceu consideravelmente em regiões que mantinham baixas incidências [Avaré e Itapetinin­ga], atingiu índices alarmantes em outros locais [Limeira, Brotas e Porto Ferreira] e é extremamen­te preocupante nos pomares jo­vens, o que ameaça a renovação e ampliação dos plantios e até mesmo a manutenção da citri­cultura em São Paulo e Minas Gerais”, afirma.

Mapa
Mapa

- LIM, PFE, BRO e BOT: risco muito alto

Os maiores índices estão nessas regiões. Elas tiveram as maiores taxas de queda de frutos por greening em 2020 e altas porcentagens de plantas jovens contaminadas. Não se recomenda o plantio nessas regiões, a não ser que a propriedade não tenha vizinhos com citros ou esteja dentro de um grupo de manejo regional do greening.

- ITA, BAU, SCR e AVA: risco alto

 Nestas regiões o risco é alto. O manejo interno e externo do greening deve ser reforçado. Escolher bem a área para novos plantios: sem pomares de citros próximos ou com fazendas dentro de um grupo de manejo regional do greening.

- BEB, ALT, JBO, NOV e SOR: risco médio/alto

Regiões com incidência média e tendência de aumento da doença.

- MAT: risco médio

 O controle interno da doença e do psilídeo e as ações de manejo externo têm sido feitas com rigor pela maioria dos produtores e são responsáveis pela redução da incidência de greening em Matão, única região com queda.

- TMG, VOT, SJO, BAR e LIN: risco muito baixo e baixo

Regiões com menores incidências de greening. Clima quente e mais seco é menos favorável ao desenvolvimento do psilídeo e à disseminação da doença.

- ITG e CBO: risco muito baixo e baixo

Municípios com menos áreas citrícolas e menos incidência de greening. O clima mais frio é menos favorável ao psilídeo.

Pela primeira vez, o trabalho fez uma segunda projeção para o greening, desconsiderando o plan­tio de novas mudas e incluindo a estimativa de plantas doentes eli­minadas ao longo de 2020, com­ponentes que “diluem” a incidên­cia, que chegaria a 26,52%.

“Os danos à produção e, consequentemente, os prejuízos aos citricultores já são consideráveis, principalmente nas regiões com maiores incidências, que contabi­lizam alta perda de plantas e que­da de frutos, redução da produti­vidade e dificuldade de controle dos pomares jovens. No entanto, a situação pode se agravar ainda mais se não houver a conscienti­zação da seriedade do cenário e o comprometimento com as medi­das capazes de alterá-lo”, aponta Monaco. “O greening não admite rigor mediano. É urgente frear a tendência de aumento da doença e reverter a situação. Somente a união do setor e a adesão de to­dos ao controle rigoroso é capaz de reduzir a incidência e as per­das”, enfatiza.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024