Governo dos EUA aprova produção de Trigo HB4 da Bioceres
O anúncio, feito hoje pela empresa, marca avanço significativo para a introdução do trigo geneticamente modificado no mercado norte-americano
28.08.2024 | 13:48 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Paula Savanti
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) concluiu favoravelmente a Revisão de Status Regulatório (RSR) para a tecnologia do trigo HB4, desenvolvida pela Bioceres Crop Solutions Corp. O anúncio, feito hoje pela empresa, marca um avanço significativo para a introdução do trigo geneticamente modificado no mercado norte-americano.
Após uma análise conduzida pelo Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do USDA, foi determinado que o trigo HB4 não representa um risco aumentado de pragas vegetais em comparação com outras variedades de trigo. Com essa conclusão, o trigo HB4 não será submetido às regulamentações estabelecidas sob o 7 CFR parte 340, que se aplicam a organismos modificados ou produzidos por meio de engenharia genética.
Essa determinação abre as portas para a produção comercial do trigo HB4 nos Estados Unidos. A decisão complementa a avaliação favorável previamente obtida junto à Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) para o uso do trigo HB4 na alimentação humana e animal. Os Estados Unidos, o quarto maior produtor de trigo do mundo e o maior das Américas, agora se junta a Argentina, Brasil e Paraguai como os países que autorizaram a produção do trigo HB4.
Conforme a Bioceres, a tecnologia do trigo HB4 já foi aprovada para uso em alimentos e rações em diversos países, incluindo Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Nigéria, Tailândia, Indonésia, Colômbia e Chile. Na Austrália, uma importante região produtora de trigo que enfrenta crescentes déficits hídricos, a Bioceres recentemente obteve uma licença para realizar ensaios de campo, com o objetivo de coletar dados necessários para uma futura aplicação de produção.
Detalhes técnicos do trigo HB4
O trigo HB4 foi desenvolvido a partir da variedade comercial Cadenza e apresenta modificação genética que inclui a expressão de dois genes de interesse. O primeiro é uma variante do gene HaHB4 do girassol, que codifica um fator de transcrição envolvido na resposta da planta a estresses ambientais. O segundo é o gene bar, proveniente do Streptomyces hygroscopicus, que confere tolerância ao herbicida glufosinato.
A caracterização molecular do evento IND-00412-7 foi realizada utilizando técnicas de Sequenciamento de Nova Geração (NGS), devido à complexidade do genoma do trigo, que possui aproximadamente 17 bilhões de pares de bases e uma alta taxa de sequências repetitivas. O gene HaHB4v foi identificado no cromossomo 2D, o que foi confirmado através da análise de segregação de marcadores de polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) em várias populações.
Para mais informações sobre o trigo HB4, clique em: