Bioceres anuncia aprovação regulatória do trigo HB4 tolerante à seca pela CTNBio

Empresa conquista marco na indústria com a aprovação de concessão à comercialização inédita do cereal com biotecnologia

12.11.2021 | 09:20 (UTC -3)
Felipe Teruel
Empresa conquista marco na indústria com a aprovação de concessão à comercialização inédita do cereal com biotecnologia. - Foto: Wenderson Araujo/CNA
Empresa conquista marco na indústria com a aprovação de concessão à comercialização inédita do cereal com biotecnologia. - Foto: Wenderson Araujo/CNA

A Bioceres, fornecedora global totalmente integrada de soluções de produtividade agrícola projetadas para permitir a transição da agricultura para a neutralidade de carbono, recebeu aprovação para a importação da farinha de trigo HB4 para consumo animal e humano do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Após um rigoroso processo de revisão que incluiu o uso de conjuntos de dados de técnicas transcriptômicas, genômicas, metabolômicas e proteômicas para apoiar a avaliação científica da segurança do trigo HB4, a Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio) - agência que reúne cientistas reconhecidos e diversos especialistas - endossou por unanimidade as condições de biossegurança para farinha obtida com trigo HB4.

O processo regulatório abrangente envolveu o desenvolvimento de metodologias de ponta pela Bioceres para abordar questões de risco alergênico e demonstrar a equivalência de segurança do trigo HB4 em relação ao seu equivalente convencional.

A aprovação é um passo importante para a construção de sistemas de agricultura resilientes ao clima que usam o trigo como um componente-chave para a rotação de culturas. O trigo é um alimento básico para bilhões de pessoas em todo o mundo, e uma cultura que permaneceu órfã na esfera da biotecnologia, apesar de ser plantada em 200 milhões de hectares globalmente.

Em outubro de 2020, a Argentina concedeu a primeira aprovação do trigo HB4 para crescimento e consumo. A comercialização de trigo HB4 na Argentina está sujeita à aprovação brasileira, visto que o Brasil é o principal mercado de exportação da produção de trigo argentino. A Argentina é o maior país produtor de trigo do hemisfério sul, resultando em uma oportunidade anual de 6 a 8 milhões de hectares.

Recursos e esforços significativos têm apoiado este marco significativo, que não poderia ter sido alcançado sem o apoio contínuo das parceiras da Bioceres, a TMG - Tropical Melhoramento & Genética, empresa brasileira de soluções genéticas para o desenvolvimento da agricultura -, que liderou os processos regulatórios junto à CTNBio e a Florimond Desprez, empresa co-desenvolvedora do trigo HB4 e parceira da Bioceres na Trigall Genetics. Além disso, a confiança dos nossos acionistas e o forte empenho das equipes envolvidas em todos os processos de investigação, desenvolvimento e regulação também foram essenciais nessa jornada.

A Bioceres tem ampliado os estoques de trigo HB4 por meio de seu Programa HB4 com identidade preservada e atualmente está colhendo 55 mil hectares. Considerando a disponibilidade de estoque para a próxima temporada de plantio e a importância deste marco regulatório em relação às suas perspectivas comerciais, a empresa atualizará as projeções de área cultivada para 2022 em breve.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024