Goiás registra novos casos suspeitos de greening em citros

A Agrodefesa tem trabalhado para evitar que a praga quarentenária possa se disseminar na região

22.04.2025 | 17:19 (UTC -3)
Fernando Dantas

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) identificou plantas com sintomas de HLB (Greening) em pomares de tangerina ponkan no município de Anápolis (GO). As amostras foram enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-GO) para confirmação.

A detecção faz parte de um levantamento fitossanitário realizado de outubro de 2024 a fevereiro de 2025, que percorreu 2.563 hectares de citros comerciais em Goiás. A ação visa manter o status fitossanitário do estado frente a pragas quarentenárias, como HLB e Cancro Cítrico.

De acordo com a Agrodefesa, medidas imediatas de contenção foram adotadas, incluindo orientação aos produtores, controle do psilídeo transmissor e monitoramento contínuo. Além de Anápolis, o HLB já havia sido detectado em Campo Limpo de Goiás e Quirinópolis.

A Agência reforça a importância do uso de mudas certificadas e da denúncia de comércio ilegal de mudas cítricas. Segundo o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a vigilância constante e a colaboração entre setor público e produtores são essenciais para proteger a citricultura goiana e manter sua competitividade.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025