CRV Lagoa tem novo catálogo no site da ABB
O Programa Mais Alimentos do Governo Federal em Goiás será debatido, em virtude da falta de interesse dos agricultores familiares de Goiás em relação ao programa de aquisição de tratores a juros de 2% ao ano, reclamação feita pelas indústrias de tratores do Estado; o diretor do departamento de Assistência e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) - responsável pelo programa -, Argileu Martins da Silva, se reunirá no próximo dia 25 com o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Martins. O encontro será realizado às 9 horas, na sala de reuniões da Seagro, em Goiânia.
Entre os participantes da reunião estão: Banco do Brasil GO/DF, Fetaeg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás e Distrito Federal), Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás) e OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Incra GO/DF e DFDA (Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário em Goiás), Fretaf GO/DF, além de entidades e autoridades que tenham interesse no assunto, superintendentes e gerentes da Seagro. Serão coletados subisídios sobre as reais causas da falta de interesse dos agricultores e ao final, a Seagro fundamentará sua posição a respeito do assunto tratado.
O segundo tema tratado na reunião será a composição de um documento que a Seagro apresentará na V Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que será realizada de 26 a 30 de novembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ).
As quatro edições realizadas em Brasília (DF) reuniram 1.798 empreendimentos agroindustriais e artesanais, movimentaram R$ 40 milhões e proporcionaram, nas Rodadas de Negócios, acordos entre 290 empreendimentos da agricultura familiar e 164 compradores, entre redes de supermercados, hotéis e restaurantes. Nos eventos, 335 mil pessoas visitaram os estandes, compraram e saborearam produtos, além de se divertirem com os espetáculos e apresentações culturais.
A V Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil, do BNDES, da Petrobras, da Eletrobrás, do Sebrae, da Abimaq, da Anfavea, da Fundação Banco do Brasil e da Ubrabio. Conta, ainda, com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro; da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro; do Instituto Latinoamerica para o Desenvolvimento da Educação, Ciência, Arte e Cultura; e da Fundação Universitária de Brasília.
Atrações da Feira:
Área dos Expositores – Mais de dez mil produtos distribuídos em 464 estandes, organizados por associações, cooperativas, comunidades, estados e territórios rurais.
Praça da Biodiversidade – Espaço para a degustação e venda de produtos como artesanato, castanhas, doces, geléias, compotas, cosméticos e produtos típicos das regiões Nordeste e Centro-Oeste. Os produtos serão comercializados por 16 grupos da Rede Cerrado (Centro-Oeste) e 16 da Rede Bodega (Nordeste e Minas Gerais).
Praça do Artesanato – Espaço para exposição e venda de produtos feitos pelas artesãs rurais que integram o programa Talentos do Brasil. Os produtos serão comercializados por 15 grupos de artesãs de Minas Gerais, Amazonas, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Praça da Cachaça – Espaço para a degustação e venda da bebida-símbolo do Brasil. Reúne 18 grupos de produtores de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Ceará e da Bahia.
Praça do Biodiesel – O espaço conta com uma maquete interativa que explica, passo-a-passo, a cadeia produtiva do biocombustível: da coleta de matérias-primas, como a mamona, o dendê, a soja, o amendoim e o girassol, até o processamento.
Espaço Mercosul – Espaço para a degustação e venda de produtos típicos da agricultura familiar e artesanato da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Os produtos serão comercializados por oito grupos de agricultores e agricultoras familiares destes países, convidados pelo MDA.
Área de Piquenique - Um espaço da orla da Marina da Glória será transformado em área de piquenique. É o local apropriado para os freqüentadores da Feira consumirem, a beira-mar, produtos adquiridos diretamente dos produtores. Tudo embalado por artistas populares que se apresentarão no coreto montado próximo ao local.
Tenda de Ater - Espaço onde serão expostos equipamentos e documentos que mostram a história e a evolução dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) voltados à agricultura familiar de todo o País.
Fonte: Ascom Seagro/MDA - imprensa@seagro.go.gov.br / 62 3201-8905
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura