GO: governador visita Irriga Mais 2009, em Cristalina

02.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Pelo menos 300 mil hectares de culturas diversificadas. Some-se a isso 570 pivôs de irrigação central, em 47 mil hectares irrigados. Cenário observado em Cristalina/GO (268 km da capital), onde ocorreu, terça-feira (01/09), o lançamento da 1ª Mostra de Culturas Irrigadas de Cristalina (Irriga Mais 2009).

Governador do Estado, Alcides Rodrigues (PP), visitou os campos, acompanhado de comitiva e de parlamentares. Por ocasião da viagem, fez observações às potencialidades do Estado, bem como à nova fronteira de cultura irrigada, que é exemplo para o País.

Durante a visita, o governador destacou a importância da preservação ambiental e, em contrapartida, fez o plantio da muda nº 500 mil de um pequizeiro, árvore típica do Cerrado goiano, em terreno da empresa Agrícola Wehrmann, que atua no segmento e tem como mote a preservação ambiental do bioma Cerrado. Entre uma visita e outra, debates acerca do Código Florestal brasileiro, hoje em processo de revisão e adequação às características regionais do Estado.

No mesmo ato, foi feito o anúncio da liberação de R$ 7 milhões pelo governo estadual/federal, com o objetivo de subsidiar obras em 80 barragens (represas) a ser utilizadas em projetos de irrigação. Cristalina reúne, segundo o governador, condições extremamente favoráveis à agropecuária irrigada, pois tem clima ameno e baixa umidade. Consequentemente, o resultado é maior. A visita teve início por volta das 9 horas, com saída da Fazenda Pamplona, localizada na região e uma das produtoras por meio do sistema irrigado.

Secretário Leonardo Veloso, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seagro), também participou da visita, ocasião em que fez apelo em favor do meio ambiente. “Precisamos estudar melhor o código [Florestal brasileiro], bem como a revisão dos índices de produtividade [o Estado manifesta posição contrária à redução dos índices, hoje sustentada por ambientalistas]”. Presente, ainda, o deputado federal por Santa Catarina, Valdir Colatto (PMDB), que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na Câmara dos Deputados. Os ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e Reinhold Stephanes (Agricultura) enviaram representantes.

A integração Lavoura-Pecuária-Indústria foi outro tema apresentado aos visitantes. Culturas de tomate, ervilha e milho doce (Fazenda Agriter – Goiás Verde) foram alvo da atenção da comitiva. Trigo, alho irrigados, cebola e café também integram as culturas no local.

A comitiva liderada pelo governador visitou indústrias e conheceu de perto a cultura de milho doce e outras variedades, como a batata e soja irrigada, além do confinamento de gado. “Há pouco tempo, Cristalina era conhecida pelo extrativismo. Agora, a realidade é outra, já que o incentivo estadual possibilita o cultivo de diversas variedades na região”, lembra Veloso.

Fonte e mais informações:

ou (62) 3201-8905

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025