Termina vazio sanitário da soja em Minas
A Fundação Shunji NIshimura de Tecnologia, em convênio com o Centro Paula Souza e a Prefeitura Municipal de Pompéia/SP está oferecendo aos jovens de todo o Brasil o curso superior de tecnologia "Mecanização em Agricultura de Precisão".
Através deste convênio foi criada a FATEC Marília - Campus Pompéia, com sede na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, na cidade de Pompéia.
O curso tem a duração de três anos, é totalmente gratuito, e será ministrados nos períodos matutino e noturno, 40 vagas por turma.
Trata-se de um curso inédito no Brasil, informam os organizadores.
As inscrições eletrônicas podem ser feitas pelo site
e o valor da taxa de inscrição é de R$70,00. O exame será no dia 6 de dezembro (domingo). As disciplinas para o vestibular da FATEC são português, matemática, química, física, biologia, história, geografia, inglês, multidisciplinar e redação.
O tecnólogo em mecanização agrícola de precisão é o profissional de nível superior que se responsabiliza pelo uso adequado de máquinas e implementos agrícolas, com o objetivo de obter altas produtividades agropecuárias e baixos custos em ambiente de agricultura de precisão.
O mercado de trabalho para o profissional formado no curso superior de tecnologia, Mecanização em Agricultura de Precisão, é bastante amplo. Ele pode atuar em empresas ligadas aos segmentos dos agronegócios e que utilizem máquinas, implementos, insumos, equipamentos de informática e serviços para a produção agropecuária.
A FATEC de Marília, que funciona há três anos, possui 480 alunos e está classificada entre as melhores do Estado. Atualmente, segundo dados da instituição, 90% dos alunos estão atuando no mercado de trabalho demonstrando a alta empregabilidade dos cursos oferecidos pela FATEC mesmo antes de sua conclusão.
Para a diretora da FATEC de Marília, Cláudia Cristina Mendonça, o curso de Mecanização em Agricultura de Precisão irá formar profissionais altamente competitivos no mercado de trabalho. “Teremos aqui uma faculdade com o que há de mais moderno em agricultura de precisão ensinando os alunos a otimizar recursos naturais e materiais” destaca.
Cláudia Cristina também comentou que um dos diferenciais da FATEC de Marília, que é a primeira no Estado a ter outra unidade fora do campus local,
é a preocupação com o nível dos professores, que são doutores em suas respectivas áreas. “Incentivamos também o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica”, conclui a diretora.
De acordo com o diretor da Fundação Shunji Nishimura, Alberto Issamu Honda, o curso promete oferecer ao mercado, profissionais de alto nível tecnológico para trabalhar no maior celeiro de alimentos do mundo.
“O Brasil é o maior exportador mundial de soja, maior produtor mundial de café, cana de açúcar e laranja. A mecanização agrícola é uma forte ferramenta
para garantir produção de alimentos de qualidade a baixo custo”, justifica o diretor.
Honda destacou ainda que curso visa capacitar jovens talentosos para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira através de ensino público, gratuito e de qualidade reunindo toda a experiência da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia na formação de jovens para uma agricultura competitiva e sustentável.
O profissional e o mercado
O profissional formado em Mecanização em Agricultura de Precisão vai atuar em projetos de mecanização agrícola por meio de seleção adequada de máquinas e implementos, além de gerenciar e treinar equipes de operação, regulagem e manutenção de máquinas de acordo com normas técnicas, ambientais e de segurança.
O tecnólogo também estará apto a elaborar orçamentos de mecanização agrícola, análise de custos e investimentos, além de aplicar métodos de sensoriamento remoto e de fotointerpretação, utilizando sistemas de informação geográfica e de posicionamento global (GPS).
O profissional pode atuar em empresas de produção agropecuária (fazendas), usinas e destilarias de álcool e açúcar, indústrias de tratores, máquinas e implementos agrícolas, indústrias de insumos agrícolas, fabricantes de softwares e equipamentos de agricultura de precisão, revendedores de tratores, máquinas e implementos agrícolas, revendedores de insumos agrícolas, revendedores de softwares e equipamentos para agricultura de precisão e prestadoras de serviços técnicos em agricultura de precisão.
A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Centro Paula Souza e Prefeitura Municipal de Pompéia. Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial
ou pelos telefones 0800.596.9696 ou (14) 3454-7540/7541 (FATEC Marília) ou ainda em Pompéia pelos telefones (14) 3405-3033/2039.
Mais informações e a inscrição podem ser feitas no site
Alberto Issamu Honda
Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia
(14) 3405-2031
Júlio Castanheira
Assessoria de Imprensa FSNT
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura