Frutal Cone Sul: caravanas começam a chegar

05.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

O Parque da Fenavinho de Bento Gonçalves abriu suas portas às 8h desta quinta-feira (05/11), para as primeiras atividades do Frutal Cone Sul. Desde então, o movimento já era intenso com a chegada das caravanas de diversos municípios gaúchos.

O evento continuará até o dia 7 de novembro.

As primeiras a ingressarem no Parque foram dos municípios de Pelotas, Aratiba, Sarandi, Almirante Tamandaré, Barra Funda, Nova Boa Vista, Chapada e Veranópolis.

A busca de novas tecnologias e produtos diferenciados, a troca de experiências e a conquista de mais profissionalismo e qualidade no setor da fruticultura são alguns dos motivos que centenas de visitantes procuram conquistar no Frutal Cone Sul. O presidente da Associação dos Citricultores de Aratiba, Lécio Antonio Grando e o técnico da Emater do município, Eliseu Antonio Feline destacam a importância de participarem desse evento na busca de mais informações técnicas, principalmente na área de citricultura. Grando comenta que no município são mais de 400 citricultores, que cultivam 600 hectares, predominando a variedade laranja valencio. A caravana do município está representada por mais 37 pessoas.

O grupo de Sarandi, Almirante Tamandaré, Barra Funda, Nova Boa Vista e Chapada, representado por 39 pessoas, também chegaram ao Frutal Cone Sul em busca de mais informações sobre citricultura que está sendo implantada na região, conforme explica Odair Dal Agnol, da Emater de Sarandi. O representante da Emater de Almirante Tamandaré, Larri Lui comentou que o grupo está participando do Seminário de Citricultura – o futuro do setor na região sul do país, com o professor da Universidade Federal do Rio grande do Sul, Paulo Vitor Dutra de Souza.

O estudante do Ensino Médio da Escola Agrícola de Veranópolis, Michel Anzolin, 16 anos, ressaltou que o seu interesse no evento é para aprender coisas novas que venha a contribuir para os seus estudos em Agropecuária.

Emenda Parlamentar

As caravanas estão se concretizando por meio de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário no valor de R$ 150 mil, indicada pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS). Hamm destaca que esse recurso é para possibilitar que os produtores e técnicos participem dos cursos, palestras, seminários e feira, durante os três dias do evento.

Para a concretização das caravanas, a Emater/RS-Ascar se mobilizou na divulgação da programação técnica do Frutal Cone Sul junto às comunidades rurais, visando formar as caravanas.

O Frutal Cone Sul é uma realização do Instituto Frutal, da Frente Parlamentar da Fruticultura do Congresso Nacional, do Governo do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Bento Gonçalves. O evento também conta com a parceria de mais de 30 instituições

Fonte: Assessoria de Imprensa - Frutal Cone Sul -

/

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025