Frente Parlamentar Agropecuária debate temas do setor Agropecuário

03.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

Endividamento agrícola, aumento dos preços dos insumos, questões fundiárias como demarcação de terras indígenas e quilombolas e legislação ambiental foram os temas debatidos durante reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária, realizada nesta quarta-feira (03/12). O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que integra a frente, participou do evento, em Brasília.

Na oportunidade, houve a explanação do vice-presidente da Frente para a região Sudeste, deputado Duarte Nogueira (PSDB/SP), que apresentou um panorama das questões tributárias que envolvem a Agricultura. A redução de algumas alíquotas para diminuir os valores dos alimentos e movimentar a economia foi destacada pelo palestrante.

Também ocorreu na reunião a apresentação do consultor em Agronegócio, engenheiro agrônomo Fernando Pimentel, que anunciou que a agricultura terá um crescimento improvável em 2009. Ele informou sobre financiamento safra 2009/2010. Ainda ressaltou como problemas a falta de garantias ao produtor para obtenção de renda, os elevados custos operacionais dos agentes financeiros e os altos preços dos insumos agrícolas.

Na ocasião, o presidente da Frente, deputado Valdir Colatto, relatou que o ano de 2009 será ainda mais difícil para a agricultura e para a permanência do produtor no campo. Essa previsão é apontada pelo deputado devido à falta de recursos para compra de insumos e de tecnologia, o que pode reduzir em até 5% a colheita da safra 2008 / 2009.

Legislação Ambiental

Hamm comenta que outro assunto em pauta foi a espera da publicação da nova versão do Decreto 6514/2008 para reduzir o rigor da legislação ambiental. O setor aguarda que novo decreto seja publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União. O decreto está em vigor desde julho deste ano.

A atualização do Código Florestal Brasileiro (PL 6.424/2005), em vigor desde 1965, foi destacada pelo presidente da Frente, deputado Valdir Colatto, como uma das prioridades de atuação.

O deputado Afonso Hamm, que é vice-presidente da Comissão de Agricultura, parabenizou o trabalho que a frente vem desenvolvendo em prol do crescimento do Agronegócio. O parlamentar observou que o setor agropecuário está enfrentando problemas, no entanto, demonstra otimismo com o desenho de um novo cenário em prol do desenvolvimento e para isso, Hamm considera fundamental o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Frente e pela Comissão da Agricultura.

Fontes: Deputado Afonso Hamm e Frente Parlamentar de Agropecuária - (61) 32155467

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025