FMC lança Manual de Doenças do Algodoeiro

17.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

A FMC lançou no Congresso do Algodão 2009 o Manual de Doenças do Algodoeiro, publicação que reúne informações técnicas sobre todas as doenças de importância econômica que ocorrem na cultura, traduzidas em uma linguagem simples e acessível a diversos públicos.

A iniciativa faz parte de uma série de atividades da empresa em prol da Agricultura Responsável e tem como objetivo gerar e difundir conhecimento técnico, bem como estabelecer um diálogo com os profissionais do segmento.

Elaborado por Paulo Saran, consultor técnico e proprietário da Solo & Planta Consultoria Agronômica, sediada em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano, e que desenvolve trabalhos nos estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Maranhão, o Manual de Doenças do Algodoeiro foi confeccionado para divulgar informações de cunho prático e conscientizar os cotonicultores sobre a importância da identificação precoce das doenças na cultura. “Antecipar as ocorrências, conhecendo as condições favoráveis para o desenvolvimento das doenças, e identificar as lesões iniciais permitem a correção dos problemas em tempo hábil, diminuem perdas e assegura maior rentabilidade”, aponta Saran. “Por isso, o livro é destinado a orientar profissionais, principalmente os amostradores técnicos do campo, a fim de facilitar o reconhecimento das doenças. O material fotográfico representa com máxima fidelidade a evolução dos sintomas, preservando detalhes como cores, relevos e depressões das lesões e sintomas, facilitando sua identificação”.

Patrocinado pela FMC Agricultural Products, o Manual de Doenças do Algodoeiro contém mais de 220 imagens. Saran conta que para o desenvolvimento do trabalho visitou lavouras em diferentes fases vegetativas, em diferentes épocas de cultivo, de diferentes variedades e em diferentes regiões do país, durante um período de 8 safras.

Para Gustavo Canato, gerente de produtos da FMC, com o acesso à publicação, é possível que os profissionais implementem melhorias em processos produtivos, por meio de práticas de controle mais adequadas. “Acreditamos que o trabalho de conscientização pode começar dentro da companhia, transcender os meios de comunicação e disseminar conhecimento para todos. Nosso intuito é facilitar o acesso dos profissionais à informação, além de expressá-la de forma mais clara possível”, afirma.

O lançamento da obra ocorreu nesta quinta-feira (17/09).

Paulo Saran

Técnico em agropecuária, formado em 1989 pelo “Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas” em Apucarana – Pr.

Suas atividades profissionais foram desenvolvidas nos estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia durante um período de 19 anos. As diversidades entre as regiões foram fundamentais para o acumulo do conhecimento técnico atual.

Desenvolve treinamentos técnicos há cerca de 8 anos, proferindo palestras sobre os temas “Pragas e doenças do algodoeiro” em todos os estados produtores de algodão do Brasil.

Durante esse período realizou cerca de 500 palestras, treinando profissionais iniciantes e experientes na atividade de Amostrador técnico de campo, e profissionais envolvidos na cultura algodoeira.

Publicou três manuais denominados “Manual de Pragas do algodoeiro”, “Manual de insetos benéficos do algodoeiro” e “Manual de doenças do algodoeiro”.

Atua há três anos como consultor técnico atendendo lavouras no Oeste baiano e Tocantins, presta assessoria técnica a lavouras no Oeste baiano e Mato Grosso e realiza treinamentos técnicos nos estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Maranhão.

Fonte: Alfapress Comunicações - (19) 2136.3504

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025