FMC lança fungicida Onsuva

Produto tem dois ingredientes ativos: fluindapyr e difenoconazol; informação foi distribuída hoje à imprensa

22.09.2023 | 14:36 (UTC -3)
Cultivar

A FMC informou à imprensa sobre o lançamento do fungicida Onsuva (nome comercial). O produto é composto por dois ingredientes ativos: fluindapyr (fluindapir) e difenoconazol (difenoconazole). Conforme a empresa, "com seletividade superior, que alivia a injúria das plantas desde as primeiras aplicações, é recomendado para combater as principais doenças na soja, milho e algodão".

“A qualidade da fibra ganha, a cada dia, mais relevância no mercado internacional e as safras brasileiras de algodão de 22/23 e 23/24 ficarão na história. Pela primeira vez, o Brasil passará os Estados Unidos como maior exportador mundial dessa cultura, e chegará na terceira colocação na produção de pluma, com uma produção superior a 3,2 milhões de toneladas”, diz Paulo Queiroz (na foto), gerente de portfólio da FMC.

Conforme informações da FMC, no algodão, "o Onsuva é indicado para o controle das manchas Ramulária (Ramulariopsis pseudoglycines), Ramulose (Colletotrichum gossypii) e Alternaria (Alternaria alternata)" e recomendado para alternância dos ingredientes ativos utilizados no manejo e consequente redução da pressão de seleção dos patógenos.

Na soja, também de acordo com a empresa, o "Onsuva é indicado contra mancha parda (Septoria glycines), crestamento (Cercospora kikuchii), oídio (Microsphaera diffusa) e ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi)".

A FMC, no comunicado, enfatiza a necessidade de alternância de ingredientes ativos utilizados no manejo para evitar a pressão de seleção dos patógenos.

O fluindapyr (fluindapir, CAS 1383809-87-7, Frac 7) é fungicida e nematicida do grupo pirazol-carboxamidas (pyrazole-carboxamides), no qual também constam benzovindiflupyr, bixafen, fluxapyroxad, furametpyr, inpyrfluxam, isopyrazam, penflufen, penthiopyrad e sedaxane. Ele age como inibidor da succinato desidrogenase, enzima chave no ciclo do ácido cítrico (Ciclo de Krebs, série de reações químicas usadas por todos os organismos aeróbicos para gerar energia). Ao inibir a succinato desidrogenase, o fluindapyr interrompe o processo de produção de energia, levando à morte as células fúngicas.

A Revista Cultivar publicou algumas matérias sobre o fluindapyr. Dois exemplos:

Fluindapyr aprovado pela Anvisa

FMC informa sobre registro do fungicida fluindapir

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro