Safra de soja 2024/25 em Mato Grosso enfrenta desafios climáticos e logísticos
A falta de infraestrutura é um dos principais obstáculos para o setor agrícola
Ação realizada por fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e agentes da Polícia Civil resultou na apreensão de 99 galões de pesticidas em uma mercearia em Matupá, cidade localizada a 683 km de Cuiabá. O material, com 1.980 litros de produtos para uso agrícola, foi encontrado sem identificação, sem nota fiscal e sem procedência.
A fiscalização revelou que os galões apreendidos estavam sem rótulos e armazenados em condições inadequadas. Além disso, o estabelecimento não possuía a autorização necessária para a comercialização do produto.
O engenheiro agrônomo do Indea, Alex Sandro Lopes, explicou que a legislação vigente, tanto estadual quanto nacional, exige que o comércio e o armazenamento de pesticidas sejam realizados de forma segura, a fim de evitar danos ao meio ambiente e riscos à saúde humana.
O proprietário da mercearia foi levado à delegacia e multado em 1.000 Unidades Padrão Fiscal (UPFs), o que corresponde a R$ 245.150,00. O material apreendido foi encaminhado para uma empresa autorizada a armazenar defensivos, onde ficará sob custódia até que seja decidido o destino do produto.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura