Fertilizantes moldam comunidades de nematoides

Diferentes tipos de adubação alteram a diversidade e a fertilidade do solo

31.07.2025 | 08:42 (UTC -3)
Revista Cultivar

Nematoides do solo são indicadores-chave da saúde do solo e atuam diretamente na ciclagem de nutrientes. Revisão científica analisou como fertilizantes orgânicos, inorgânicos e derivados de reciclagem influenciam essas comunidades. E, por conseguinte, o ciclo de nutrientes essenciais como nitrogênio e fósforo.

A composição do fertilizante determina o tipo de decomposição predominante no solo. Matérias orgânicas com baixa relação entre carbono (C) e nitrogênio (N) favorecem bactérias, aumentando os nematoides bacteriófagos. Já materiais com alta relação C:N promovem fungos, o que favorece fungívoros. Ambos os grupos, ao se alimentarem de microrganismos, liberam nutrientes disponíveis para as plantas.

Nos solos com fertilização orgânica, o aumento na matéria orgânica eleva a atividade microbiana e a população de nematoides de vida livre. A diversidade e abundância são maiores quando se utilizam compostos de qualidade, com relação C:N equilibrada e alta maturidade. Omnívoros e predadores também se beneficiam, pois encontram mais presas nos níveis tróficos inferiores.

Por outro lado, fertilizantes inorgânicos podem afertar negativamente a comunidade de nematoides. A acidificação do solo e o excesso de amônio reduzem a abundância de fungívoros, omnívoros e predadores. Mesmo bacteriófagos, que por vezes aumentam com doses moderadas, tendem a diminuir com aplicações excessivas.

Os nematoides fitoparasitas (PPN) apresentam respostas variadas. Em geral, fertilizantes que estimulam o crescimento vegetal também aumentam a população desses nematoides, devido à maior oferta de raízes hospedeiras. Contudo, fertilizantes orgânicos podem suprimir PPNs por meio da liberação de compostos tóxicos como amônia e isotiocianatos.

Fertilizantes derivados da reciclagem (RDFs), como estruvita de resíduos vegetais ou cinzas de lodo de esgoto, apresentam efeitos distintos. Enquanto alguns promovem bacteriófagos, outros, com altos níveis de metais pesados como cobre e zinco, reduzem a presença de omnívoros sensíveis. A origem e a composição química do RDF determinam sua ação.

Outras informações em doi.org/10.3390/crops5040050

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025