Fertilizantes contribuem para ampliar a sustentabilidade agrícola

Questões ligadas ao mercado de fertilizantes serão discutidas durante o 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes no dia 23 de novembro

08.11.2021 | 13:53 (UTC -3)
Noemi Oliveira
Questões ligadas ao mercado de fertilizantes serão discutidas durante o 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes no dia 23 de novembro. - Foto: Wenderson Araujo/CNA
Questões ligadas ao mercado de fertilizantes serão discutidas durante o 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes no dia 23 de novembro. - Foto: Wenderson Araujo/CNA

O Brasil possui a agricultura tropical mais desenvolvida do mundo, com a aplicação de tecnologia e inovação e de boas práticas na produção. Os fertilizantes tem um papel importante nessa evolução, ao ampliar a produtividade das diferentes culturas, garantindo os nutrientes necessários para o crescimento dos grãos, das hortaliças e frutas. Esse segmento também contribui para outro aspecto em que o agro é destaque: a sustentabilidade.

Os fertilizantes minimizam os impactos ambientais ao fornecer o equilíbrio ideal de nutrientes para as plantas, de acordo com as condições de solo e clima. Eles auxiliam também na estocagem do carbono no solo, uma vez que a matéria orgânica é a responsável pela incorporação desse elemento no solo e os fertilizantes estimulam a produção vegetal. Outro ponto fundamental é que a adubação racional e eficiente também ajuda no controle das erosões, pois a preservação do solo diante desse efeito vem justamente da planta, viva ou morta.

Já a indústria está atenta às mudanças climáticas e tem feito a sua parte para diminuir os impactos ambientais, ao buscar alternativas para continuar a produzir com eficiência, mas reduzindo as emissões de carbono, incluindo conceitos de economia circular, trabalhando a reciclagem de subprodutos e diminuindo o uso de energia para a produção de amônia.

As principais questões ligadas ao mercado de fertilizantes serão discutidas durante o 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, organizado e promovido pela ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos, no dia 23 de novembro, a partir das 9h00.

Considerado um dos principais eventos do calendário nacional, evento online contará com três painéis, sendo o primeiro, “Mercado Brasileiro e Mundial de Fertilizantes”, que terá coordenação de Corrine Ricard, sênior VP e presidente da Mosaic Fertilizantes Brasil, e a palestra de Alzbeta Klein, CEO e diretora geral da International Fertilizer Association IFA, seguida pelo debate com as participações de Carlos Cogo, fundador da Cogo Inteligência em Agronegócio e Kauanna Navarro, jornalista especializada em agronegócios da Argus Media Brasil. 

Na sequência, “A Economia no Brasil e as Expectativas para o Agronegócio” contará com palestra de Marcos Jank, coordenador do Centro Insper Agro Global, e coordenação de Olaf Hektoen, presidente da Yara Fertilizantes Brasil. Para os debates estarão Guilherme Bastos Filho, Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Marcello Brito, Presidente do Conselho Diretor da ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio.

Já “Logística e Infraestrutura como Desenvolvimento do Agro Brasileiro” terá coordenação de Lieven Cooreman, CEO da EuroChem Fertilizantes Tocantins, e as participações, como debatedores, de José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e do ex-Ministro Roberto Rodrigues, coordenador do FGVAgro. 

O 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes vai reunir mais de 2000 pessoas inscritas e marcará o lançamento oficial do Prêmio “Carlos Florence”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial: www.congressoanda.com.br

Serviço

8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes

Data: 23 de novembro de 2021

Horário: das 9hs às 13h30

Informações: https://congressoanda.com.br/

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024