Oeste da Bahia começa a semeadura do algodão neste domingo, 21
Termina neste sábado, 20 de novembro, o vazio sanitário para o algodão, na região Oeste da Bahia
O Fundecitrus possui três ferramentas que auxiliam o citricultor no controle do greening nos três níveis de atuação necessários para o controle eficiente da doença: dentro do pomar, nos arredores da propriedade e na região onde a fazenda está localizada.
O Sistema de gestão fitossanitária (SGF) contribui para a organização e administração dos dados que envolvem o controle. Com o SGF, é possível gerar relatórios, gráficos e mapas personalizados para ter uma visão detalhada da fazenda a partir de diversas variáveis, informações que dão suporte ao planejamento de ações e melhores estratégias de manejo.
O citricultor pode criar comparativos sobre a evolução anual do greening entre diferentes propriedades e períodos, inclusive em anos anteriores, e classificar, por cores, os talhões em função da incidência. Com isso é possível saber que regiões precisam de mais cuidado, onde intensificar o controle interno ou realizar ações externas.
O SGF é aliado ao Alerta Fitossanitário e está disponível na Play Store ou em alerta.fundecitrus.com.br.
O Sistema de Controle Externo do Greening - SICEG é um sistema para o gerenciamento e acompanhamento das ações externas de manejo do greening. Com ele, os produtores podem armazenar e gerenciar todas as visitas, substituições de plantas, liberações de Tamarixia radiata, dentre outras ações desempenhadas no entorno das propriedades citrícolas.
Disponível na Play Store ou em siceg.fundecitrus.com.br.
O sistema organiza as informações sobre a população do psilídeo e a presença de brotações nas propriedades e regiões monitoradas. A população de insetos é quantificada quinzenalmente por mais de 31 mil armadilhas adesivas amarelas. Este serviço permite que os produtores identifiquem os locais e momentos críticos de ocorrência do inseto e tomem decisões mais precisas para o controle conjunto e regional do inseto – avisos são enviados quando há alta população do inseto para que os citricultores dessas regiões façam o controle coordenado.
Pela página do Alerta Fitossanitário no site do Fundecitrus, mapas mostram a população do psilídeo em cada região por meio de cores que indicam se ela está baixa, média, alta ou extrema – sinalizando o ‘status’ atual de cada região em relação ao histórico da própria região e ao histórico de captura de toda a área abrangida pelo sistema. O trabalho para desenvolvimento dos mapas foi uma parceria com a Embrapa e os dados são atualizados quinzenalmente.
Para participar, entre em contato com o Fundecitrus pelo telefone 0800-110-2155 ou fale diretamente com o agrônomo da instituição que atua na sua região.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Termina neste sábado, 20 de novembro, o vazio sanitário para o algodão, na região Oeste da Bahia
Durante o estudo, técnicos da Conab investigam as intenções de plantio para a safra de verão 2021/2022, com informações de área a ser plantada, pacote tecnológico utilizado, estágio das culturas, entre outros