Fepagro Sul e UFPel desenvolvem programa de monitoramento

17.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Clarice Gontarski Speranza

A Fepagro Sul, unidade da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) em Rio Grande, e a Faculdade de Agronomia (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão desenvolvendo um programa conjunto de monitoramento da fauna edáfica. O projeto está sendo realizado nos sistemas de produção e nas áreas de preservação permanente (APPs) da unidade.

Fauna edáfica é o conjunto de animais que vivem ou tem uma de suas fases de vida diretamente no solo. A atividade dos animais responde aos meios de produção, podendo servir não somente como indicativo de ambiente melhor ou mais adequado a determinadas culturas, serve de parâmetro para o planejamento e sistematização da área. O deslocamento das espécies no solo ocorre em função de fatores como temperatura, umidade, luminosidade, tipo de cobertura, espécies presentes e tipo e/ou natureza dos fertilizantes utilizados.

"Temos em nossa unidade áreas restritas, como a destinada ao cultivo orgânico, que há mais de dez anos vem sendo trabalhada nesse sistema. Começamos o monitoramento por esta área e em seguida passaremos as exploradas em sistema convencional", explica o diretor da Fepagro Sul, Ivan Krolow. O trabalho está sendo realizado pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da UFPel e conta com apoio da pesquisadora Daniela Krolow.

Segundo a professora Tânia Morselli, da UFPel, a parceria é muito importante para a universidade, possibilitando o aprendizado dos alunos, devido a maior proximidade das ativdidades de pesquisa com a agricultura familiar. Tânia também destaca o aproveitamento da experiência em pesquisas de mestrado e doutorado que vão ser desenvolvidos na Instituição.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025