EBDA participa de Comissão Científica da III Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária

16.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Secretaria da Agricultura, Irriga

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), participará da Comissão Científica da III Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA), que será realizada entre os dias 23 e 27 de abril, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Nos cinco dias de evento que tem como tema ‘Responsabilidade Compartilhada’, os participantes discutirão políticas públicas relacionadas à produção, industrialização, comercialização, sustentabilidade ambiental, segurança alimentar e nutricional, e saúde pública.

Serão apresentados 20 resumos que divulgarão as atividades de pesquisa desenvolvidas nas áreas de sanidade animal e vegetal da Central de Laboratórios da Agropecuária (CLA). “Serão apresentados estudos de patógenos (micro-organismos que causam doenças nas lavouras) e pragas (espécies nocivas à plantação) que afetam o sistema agropecuário baiano, com ênfase na agricultura familiar”, afirma o doutor em química e médico veterinário da EBDA, Frederico de Medeiros Rodrigues.

Produtores e extensionistas rurais, representantes de instituições de ensino, pesquisa e pós-graduação, estudantes, professores e gestores de entidades também participarão da CNDA. Entre as prováveis pautas a serem discutidas estão as ações de defesa agropecuária que já estão em curso para assegurar a eficiência da fiscalização em portos, aeroportos e postos de fronteira durante a Copa do Mundo de 2014. E assim, controlar o risco de ingresso de pragas e enfermidades no Brasil.

A CNDA terá sessões magnas sobre Sistema de Vigilância X Defesa Agropecuária; Impactos Econômicos da Não – Ação da Defesa Agropecuária; Epidemiologia Animal e Vegetal, como ferramenta de suporte às ações de Defesa Agropecuária; A Defesa Agropecuária em um Cenário de Responsabilidade Compartilhada. Também haverá atividades complementares como a Mostra Tecnológica – Feira de Software para Agronegócio (Agrotic); a Batalha de Conceitos: Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa); e, Encontro de Inovação: Rodada de negócios.

As inscrições podem ser efetuadas no site

até o dia 20 de abril ou, depois desta data, no local do evento. São cobradas taxas que variam de R$180 a R$695, segundo as categorias em que estão divididas: (estudantes de cursos técnicos em agropecuária, de graduação, pós-graduação, profissionais, e profissionais de fiscalização – sócios da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) e não sócios da entidade realizadora), que devem ser comprovadas no ato.

O evento será realizado pela SBDA, Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia e Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), sob a coordenação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e conta com o apoio do governo federal, do Mapa, e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro